O anúncio do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, de que vai transformar o Cine Rex em um abrigo para pessoas em situação de rua causou revolta em artistas da cidade. Nesta terça-feira (5) artistas se manifestam na frente do prédio, que fica no Complexo Cultural Praça Pedro II.  O produtor cultural independente e presidente do Conselho Municipal de Cultura, João Henrique Vieira, diz que a classe artística reagiu ao anúncio do prefeito com perplexidade.

“É importante que a nova gestão olhe para as pessoas em situação de rua, porém, é completamente inadequado transformar o Rex nesse espaço. Primeiro porque o Rex é um bem tombado, tanto pelo Estado, como é um bem inventariado, faz parte do Inventário de Proteção de Acervo Cultural, da Prefeitura de Teresina, e ele precisa de uma função cultural”, defende João Henrique.

Para os artistas, basta a equipe da prefeitura dar uma “volta rápida” no Centro de Teresina para avistar vários prédios abandonados, que, segundo eles, poderiam ser transformados em abrigos para população em situação de rua.

“Essa polêmica também levanta a importância do nosso centro cultural. Estamos em um complexo e outros prédios ao redor estão fechados, abandonados e precisam de utilização cultural”, acrescenta João Henrique.

O ator e produtor cultural Jimmy Charles afirma que a classe artística não vai aceitar a transformação no Cine Rex em abrigo.

“Os artistas estão aqui demonstrando a insatisfação da classe. Ninguém esperava no 1º dia útil de 2021 uma notícia dessas de que a prefeitura vai pegar um patrimônio histórico cultural de Teresina e transformar um abrigo para morador de rua. Claro que a causa dos moradores de rua é justa, mas a cidade tem inúmeros prédios abandonados. Por que escolher justamente um patrimônio cultural?”, questiona Jimmy.

O artista visual Pedro Vidal diz que a decisão de Dr. Pessoa “não faz sentido” e que a classe vai continuar se manifestando contra.

“As duas coisas são importantes. Reabrir o Cine Rex, que é um ponto cultural, mas tem que ser aproveitado a potencialidade dele, para o que ele foi construído. Haver um ponto de apoio para moradores de situação de rua também é importante, mas é interessante que isso seja feito, seja de moradia ou pernoite em um dos prédios abandonados, que temos dezenas em Teresina, antigos hotéis, antigas casas que já possuem estrutura pra isso, inclusive economizando recursos da prefeitura”, observa.

Um funcionário dos proprietários do Cine Rex esteve nesta tarde no prédio. Há informações de que ele estaria organizando a limpeza do local.

A assessoria de imprensa da prefeitura de Teresina informou que está elaborando uma nota sobre as críticas dos artistas.

rex7.jpgRoberta Aline/Cidadeverde.com

rex1.jpgRoberta Aline/Cidadeverde.com

rex2.jpgRoberta Aline/Cidadeverde.com

rex3.jpgRoberta Aline/Cidadeverde.com

rex4.jpgRoberta Aline/Cidadeverde.com

rex5.jpgRoberta Aline/Cidadeverde.com

rex6.jpgRoberta Aline/Cidadeverde.com

rex7.jpgRoberta Aline/Cidadeverde.com

rex1.jpgRoberta Aline/Cidadeverde.com

Por: Izabella Pimentel
Fonte: Cidadeverde.com

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui