A cidade de Aroazes do Piauí recebeu nesta sexta-feira (24), um grupo de pesquisadores, empreendedores sociais e autoridades, entre eles o Desembargador federal Carlos Brandão, onde juntos estão fazendo a expedição: ROTA DO HOMEM AMERICANO, uma iniciativa pioneira no estado do Piauí. Nesta primeira fase o grupo saiu de Oeiras, passando pelo município de Inhuma, Aroazes, Santa Cruz dos Milagres, tendo como destino final a cidade de Pedro Segundo.

Recebidos em Aroazes pelo prefeito Manoel Portela Neto e sua equipe de governo, os expedidores fizeram uma parada no portal da cidade onde o Desembargador trouxe informação sobre a cidade e importância dela na Rota do Homem Americano, em seguida visitaram a Igrejinha do Santuário de Nossa Senhora da Conceição. Após uma parada para almoçar, o grupo seguiu para Fazenda Serra Negra e de lá continuaram em expedição para os demais pontos da rota.

A expedição da Rota do Homem Americano estuda um dos mais intrigantes fenômenos geológicos do Brasil: o Astroblema de São Miguel do Tapuio, através desses caminhos históricos que são fundamentais para entender a distribuição dos principais sítios arqueológicos do continente americano. Este fato é atualmente objeto de estudo por universidades nacionais e estrangeiras, atraídas pela sua singularidade e importância científica.

O prefeito Manoel Neto fala da sua satisfação em receber o Desembargador e a comitiva de expedidores. Ele ainda reforça a ligação com Carlos Brandão que junto com o ex-prefeito Tomé e agora com o atual gestor estão realizando a Cavalgada da Missão, outra atividade histórico cultural da cidade.

“A gente fica muito feliz em receber o desembargador Carlos Brandão com toda a comitiva dele na Rota do Homem Americano. Carlos Brandão junto com a nossa administração e admiração do ex-prefeito Tomé, a gente resgatou a história da Cavalgada da Missão e esse ano mais uma vez a gente vai estar realizando a Cavalgada da Missão mais uma vez e resgatando todo aquele patrimônio histórico cultural da história da cidade de Aroazes”, disse o prefeito, que não esconde a alegria da Rota do Homem Americano passar pela cidade.

“É uma rota que é muito importante e nós ficamos muito felizes que Aroazes está na rota, porque embora Aroazes não seja tão velha, tenha apenas 63 anos, mas é uma cidade que tem o patrimônio histórico cultural, a gente está aqui nesse exato momento no Santuário de Nossa Senhora da Conceição e temos aqui o Santuário de Santa Cruz dos Milagres, nesse PI 225 que vai ligar, que vai aumentar a trafegabilidade e vai melhorar ainda mais esse resgate histórico cultural de Aroazes, de Santa Cruz e de toda do Vale do Sambito, engrandecendo e enriquecendo principalmente toda a nossa região”, destacou o Manoel Neto.

O gestor ainda se coloca à disposição para contribuir com os expedidores nessa missão de dar visibilidade para a Rota do Homem Americano.

“A gente fica muito feliz de está fazendo parte desse processo junto com o Desembargador e toda a comitiva, e como eu falei a gente se coloca à disposição e o que for da altura do poder público para ajudar mais ainda essa história para a nossa população, para todo o Piauí, para todo o Brasil, a gente vai está aqui lutando sim”, frisa o prefeito.

O Desembargador Carlos Brandão é um dos incentivadores e expedidor da rota. Ele fala como está funcionando essa primeira fase da Rota do Homem Americano.

“Nós chamamos esse caminho de Rota do Homem Americano, então são três fases, essa é a primeira fase que é a da fé, onde a gente sai de Oeiras e vai até Pedro Segundo, Oeiras é Nossa Senhora da Vitória e Pedro Segundo é Nossa Senhora da Conceição, passando aqui nesse monumento religioso, nós só temos dois santuários católico no Piauí e um está aqui nessa igrejinha de Nossa Senhora da Conceição dos Aroazes, então isso é muito significativo, talvez tenha sido realmente o primeiro local de consagração a fé católica no estado do Piauí”, afirma o Desembargador sobre os registos que apontam que essa ação religiosa é do século XVII.

O Desembargador Carlos Brandão ainda explicou que são diversas as instituições que estão apoiando a Rota do Homem Americano, tendo a participação de pessoas da SETUR do governo do estado, o Sebrae, o SESC,SENAC o Conselho Nacional de Engenharia – CREA e a Universidade Federal do Piauí através do seu departamento de arqueologia e paleontologia.

Dessa forma, Dr. Carlos Brandão conta que a expedição se apresenta nesse momento de caráter de pesquisa científica e cultural. “É uma expedição de uma natureza mais científica e cultural, daí a importância dela no aspecto de agregar todos os vetores, todas as forças econômicas também e todas as forças sociais no sentido que isso venha a ser desvelado e a gente perceba o tanto de oportunidade que podem ser geradas a partir dessa Rota do Homem Americano”, destacou.

Além de conhecimento científico, a Rota do Homem Americano promete revelar novas perspectivas sobre a interação entre fenômenos geológicos e a história humana, mostrando a importância do estado do Piauí como um ponto de encontro de culturas e civilizações ao longo dos milênios.

Fonte:PortalV1

 

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui