A primeira turma do Intercâmbio Educacional Estudantil “Aprender é uma Viagem” chegou aTeresina nesta quinta-feira (5) depois de passar seis meses nos Estados Unidos. Após o desembarque, os alunos foram recebidos pelo governador do Estado, Zé Filho, em solenidade no Palácio do Karnak, Centro de Teresina. Zé Filho declarou que o programa é uma oportunidade única na vida de muitos alunos da rede pública que não possuem condições financeiras para estudar e conhecer outros países.

Nesta primeira etapa, os estudantes que conquistaram as dez vagas são todos do município de Capitão de Campos, interior do Piauí, e ficaram na cidade de Orlando, na Florida. As amigas Daisy Medeiros, Joana Andrade, Larissa Sousa, Ana Flávia Aguiar e Daniele Sousa disseram que a viagem foi inesquecível e aprender a língua inglesa em contato diário com os americanos tornou-se mais fácil.

“Eu nunca imaginei isso na minha vida. Aqui nunca ninguém tinha saído do Piauí. O meu primeiro mês foi complicado porque os americanos falam muito rápido e nós fomos para lá sabendo do básico: dar bom dia, boa noite, obrigada, não, sim, essas coisas. A família que eu fiquei me ajudaram muito”, disse a estudante Daisy Medeiros. A mãe de Daisy, Ednalva Medeiros, acrescentou que a saudade da filha apertou, mas preferiu confiar que a participação da aluna no intercâmbio seria fundamental para o crescimento pessoal e profissional da estudante.

Já a aluna Joana Andrade comentou que, além da aprender outra língua, a oportunidade de conhecer uma nova cultura e fazer novas amizades trouxe uma nova experiência de vida. Para a Ana Flávia, falar inglês também ajuda na conquista de um emprego melhor, ampliando as oportunidades de crescer profissionalmente.

Outros Intercâmbios

No dia 25 de junho deste ano, outra turma do programa “Aprender é uma Viagem” que está na Argentina vai retornar a Teresina. A terceira turma retorna no dia 30 de junho, esses voltam da Espanha e do Canadá. Para o secretário estadual de Educação, Alano Dourado, esses estudantes tornaram-se exemplos porque eles superaram qualquer dificuldade e com muito esforço conquistaram o intercâmbio. Novas turmas já foram formadas para concorrer  as novas vagas.

Foto: Carlienne Carpaso/G1

img_6196

Com informações do G1/PI

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui