Secretários de Agricultura, presidentes de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, representantes da Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA), da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e da Fetag se reuniram nesta quarta-feira (24), em Valença do Piauí, para discutir as alterações no cadastramento do programa Garantia-Safra. O encontro reuniu representantes dos municípios do Território de Desenvolvimento Vale do Sambito e foi realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
O coordenador estadual do Garantia-Safra, Matias Cabral, destacou os ajustes para a safra 2025/2026.
“A mudança principal é a mudança na inscrição. Os gestores já conhecem as etapas do programa, mas para essa safra de 2025 e 2026 os agricultores só se inscrevem ao programa se estiverem com o CAF, que é o Cadastro da Agricultura Familiar, ativo e atualizado. Se não estiver ativo, atualizado, tem que procurar com urgência os emissores de CAF, que são os técnicos da SADA, os sindicatos e as secretarias de Agricultura, onde algumas delas também já emitem CAF. Então, os agricultores devem estar procurando esses órgãos”, disse.
Já o agente territorial da SAF, Reinaldo Paiva, chamou atenção para as perdas registradas nas lavouras da região.
“Tivemos perda em todas as culturas, desde o arroz, o feijão, o milho, e outras culturas como a mandioca, que é uma atividade muito forte aqui na nossa região. Como também a questão da produção do caju na produção da castanha do pedúnculo chegamos a mais de 90% de perda na nossa região, e acredito que no estado também”, afirmou.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Valença, Devaldo Nunes, anfitrião da reunião, ressaltou a importância das parcerias e defendeu novas alternativas de renda para os agricultores.
“A importância da parceria do sindicato, Emater, Secretaria de Agricultura. Amanhã vamos nos reunir para definir um calendário para chamar os agricultores, que terão tempo suficiente para renovar sua CAF, porque foi prorrogado as inscrições da região 01 até o dia 21 de outubro, região 02, que é a nossa, para 30 de novembro, e o pagamento das adesões vai até o dia 30 de novembro. A reunião de hoje foi muito boa”, afirmou Devaldo.
Fotos: “Reprodução da matéria/Crédito do autor”
Fonte: Portalv1