Cerca de 400 misteriosas estruturas de pedras foram descobertas no deserto na Arábia Saudita por meio de imagens de satélite do Google Earth. Arqueólogos dizem que elas podem ter entre 2 mil e 9 mil anos.

As estruturas são artificiais e tudo indica que foram construídas por tribos nômades — elas são parecidas a outras do tipo no Oriente Médio. Foram encontradas por meio no centro-oeste do país, em uma região chamada Harrat Khaybar.

As pedras foram apelidadas de “portas”, porque, vistas horizontalmente, elas têm a aparência de uma cerca com postes colocados em cada um dos lados, conectados por uma barra — o que parece indicar uma espécie de ponto de acesso.

Além da idade incerta, não se sabe exatamente qual seria a função das estruturas.

“No deserto da Arábia Saudita existe um tesouro arqueológico imenso que necessita ser mapeado e identificado”, explicou ao jornal “The New York Times”, David Kennedy, arqueólogo da Universidade Ocidental da Austrália Ocidental e principal autor de um estudo sobre o local. A pesquisa será publicada na próxima edição da revista “Arabian Archaeology and Epigraphy”.

Segundo especialista, essa região tinha clima e vegetação diferentes do deserto de hoje (Foto: Google Earth/Reprodução)

Segundo especialista, essa região tinha clima e vegetação diferentes do deserto de hoje (Foto: Google Earth/Reprodução)

“Do solo não é possível observá-las muito bem, mas de um satélite elas se destacam maravilhosamente”, diz Kennedy. Ele acredita que as estruturas podem ser as mais antigas em campo aberto no mundo.

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui