Na manhã desta quarta-feira 29 de março a Prefeitura de Valença do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, realizaram no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), a 1ª Plenária Municipal de Saúde no município, onde teve a participação de secretários municipais, servidores municipais da saúde, representantes de entidades civis e comunidades.

Na Plenária o tema foi reflexão dos eixos e elaboração das propostas, a palestra magna abordou, “Garantir os direitos e defender o SUS, a vida e a democracia: amanhã será outro dia”.

A secretária de Saúde, Ilana Caetano, destacou a importância da plenária que discutiu saúde e também a escolha dos delegados que irão representar o município na conferência da macrorreginal.

A gente fica muito satisfeita quando nesse momento de grande importância para o município, que é discutir as políticas públicas em um evento onde o Conselho Municipal de Saúde, através da nossa presidente Ana Célia, efetiva essa plenária e daqui sairá 08 delegados que irá nos representar na macrorreginal que acontecerá em Picos”, pontuou Ilana.

Ilana Caetano falou também que é através desses momentos, que a sociedade pode lutar para ter realmente um SUS de qualidade. “O SUS já era para está acontecendo de fato, mas a gente ainda hoje está lutando, e luta dessa forma, participando socialmente de momentos como esse”, disse a secretária.

A recém-eleita presidenta do Conselho da Saúde, Ana Célia, que esteve a frente da palestra falou da atuação do conselho como órgão fiscalizador, “Vou continuar a fiscalizar, sempre o conselho fiscalizava mais a estrutura, hoje a gente vai a comunidade falar com os usuários, saber deles realmente como eles estão sendo atendidos, como está funcionando. O SUS é para todos porque muitas vezes ele chega na Unidade Básica e o direito dele é negado e o médico profissional está lá para atender e atender eles”explicou Ana Célia.

O secretário municipal de governo Dr. José Itamar, que no evento estava representando o prefeito Marcelo Costa, aproveitou o momento da plenária e abordou a situação do Hospital Regional Eustáquio Portela (HREP), que atende os 14 municípios da confederação valenciana Vale do Sambito, sem condições devido a precariedade na estrutura, sem equipamentos e falta de material humano, sem especialistas para fazer o atendimento qualificado.

O nosso hospital tem deixado a desejar, não é que não haja demanda, a e muito, tanto que nós vemos ambulância correndo aí todos os dias nessas estradas para Teresina em busca de novos recursos na área da saúde, o município tem feito o que pode, nós temos nos desdobrados para segurar a saúde no nosso município”, pontuou o secretário

Após apresentação das propostas por cada grupo foi realizada a eleição dos delegados que irão representar o município na conferência macrorregional, estadual e federal.

Por: Redação Valencaonline.com

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui