O Secretário Municipal de Saúde de Valença do Piauí, Leonardo Nogueira está participando do XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde que vai reunir no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, durante os dias 12 a 15 de julho, milhares de trabalhadores do cotidiano do SUS, dentre eles secretários municipais de saúde de todo o país, profissionais de saúde, dirigentes estaduais e do Ministério da Saúde.

O tema “Diálogos no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS”, que tem referência no Manual do Gestor que foi lançado em Janeiro de 2017 e através do encontro de idéias, troca de conhecimentos e experiências, formulação e aprofundamento de propostas no Congresso fortaleceram as conexões entre a normativa dos diversos temas do SUS e sua aplicação no cotidiano atual da gestão municipal de saúde.

Na programação estão oficinas, seminários, cursos e mesas que discutirão temas importantes para a gestão municipal do SUS: atenção básica, financiamento da saúde e unificação dos blocos de repasses com o estabelecimento das modalidades de custeio e capital a partir de janeiro de 2018.

 Além do processo de transição a ser realizado em 2017 com planejamento ascendente e o processo de regionalização e organização da rede de atenção à saúde e o papel da participação da comunidade nesse planejamento, governança executiva da RAS por meio de consórcios, necessidade de integração dos sistemas de informação em saúde.

 Gestão de custos e dos fundos municipais de saúde, cotidiano da participação da comunidade com o fim dos blocos de financiamento, assistência farmacêutica, gestão do trabalho e da educação em saúde, programa Mais Médicos, Judicialização da Saúde e relação com setor privado não lucrativo.

Além desses temas realizaremos 3 oficinas com convidados para organização e institucionalização do observatório ibero-americano de políticas e sistemas de saúde, para dar continuidade ao projeto dos apoiadores regionais do CONASEMS – Projeto Proadi e para aprofundarmos as experiências do apoio institucional da rede CONASEMS COSEMS.

A Mostra “Brasil, aqui tem SUS” continua este ano com apresentação oral e debate de todas as experiências selecionadas pelo edital com a novidade de ter um dia inteiro dedicado a ela de forma exclusiva.

Fonte: conasems

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here