O vice-presidente da república, general Hamilton Mourão (PRTB), recebeu o título de cidadão piauiense nesta sexta-feira (26) em solenidade realizada na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Ele lembrou da origem de seu avô, na cidade de Pedro II, e se emocionou ao falar de sua família paterna.

“Ano passado, quando me juntei a Bolsonaro, não sei porque colocaram meu nome político de Hamilton Mourão, nome de meu avô, seria predestinação? Ele deixou o Piauí para ir ao Amazonas. De lá para cá, muitas coisas aconteceram, ele deixou o Amazonas, se casou no Rio Grande do Sul, onde nasci e vivi boa parte da infância e adolescência, sempre ouvindo histórias de piauienses e de Pedro II, terra de meus ancestrais”, disse ele emocionado.

Vice-presidente Mourão recebe título de cidadão piauiense. — Foto: Andrê Nascimento/G1

Vice-presidente Mourão recebe título de cidadão piauiense. — Foto: Andrê Nascimento/G1

E completou: “Quis o destino que adulto eu pudesse restabelecer o contato com meus parentes paternos, amados, acolhedores, e buscar minhas origens com as pessoas simpáticas e receptivas do Piauí. Essa foi uma ótima oportunidade pra conhecer essa terra ávida por crescimento, modernização e inovação”, declarou.

Além dele, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, José Afrânio Vilela, também receberam o título.

Governador Ibaneis Rocha e o vice-presidente Hamilton Mourão. — Foto: Andrê Nascimento/G1

Governador Ibaneis Rocha e o vice-presidente Hamilton Mourão. — Foto: Andrê Nascimento/G1

A proposta para a concessão do título ao vice-presidente foi feita pelos deputados Henrique Pires (MDB) e Fernando Monteiro (PRTB). Zé Santana (MDB), que propôs o título de cidadania a Ibaneis, destacou a importância do título ao vice-presidente Hamilton Mourão.

“Um cidadão admirado e querido, um dos melhores dos quadros do Exército, que com simpatia, seriedade e preparo intelectual e emocional tem exercido seu papel. Quero também desejar sorte e paciência diante dos episódios intransigentes vividos nos últimos tempos”, destacou.

O deputado Fernando Monteiro, que propôs o título ao vice-presidente, aproveitou seu momento na tribuna da Casa para destacar algumas pautas diante das quais, segundo ele, o vice-presidente deve ser “advogado [do Piauí] no governo federal”.

Vice-presidente Hamilton Mourão conversa com parlamentares na Alepi após solenidade.  — Foto: Andrê Nascimento/G1

Vice-presidente Hamilton Mourão conversa com parlamentares na Alepi após solenidade. — Foto: Andrê Nascimento/G1

“Não queremos privilégios, apenas que defendam nossos direitos, como o pagamento de débito da União ao Piauí com a venda da Cepisa, para regularizar as finanças do nosso estado; a ferrovia Transnordestina tão esperada; o plano de recuperação de barragens que foi apresentado ao Ministério da Integração, quando o Brasil inteiro se preocupa com isso, temos aqui barragens que precisam recuperadas”, falou.

O vice-presidente cumpre agenda durante toda a sexta-feira (26) em Teresina. Antes da solenidade, o general teve reunião a portas fechadas com o governador Wellington Dias (PT) no Palácio de Karnak e não falou com a imprensa. À tarde, ele participa de encontro de empresários piauienses na sede da Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi) e à noite da solenidade de abertura da 24ª Convenção Lojista do Piauí.

Fonte: G1PI / Por Maria Romero e Andrê Nascimento

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui