Fim de ano é época de viajar, mas antes de fazer as malas e pegar a estrada é preciso tomar algumas precauções para deixar a casa sozinha. A prática de furtos a residência aumenta nesta época e algumas medidas de segurança podem evitar que estrague o clima de festas.

De acordo com o major John, furtos a residências são comuns nesta época pelo fato dos moradores deixarem as residências vulneráveis. Para ele, é importante que proprietários invistam em equipamentos de segurança. “Se a pessoa tiver condições em colocar câmera de segurança no imóvel, é aconselhável monitorar as imagens pelo celular para se ter um controle”, disse.

Para imóveis sem equipamentos de monitoramento, reforce a porta da frente com fechaduras auxiliares, mas não coloque cadeado do lado externo do portão, pois poderá denunciar a ausência prolongada dos moradores. O major disse que o proprietário pode contar com ajuda de moradores próximos. “O ideal é pedir para um vizinho que monitore a residência e tome algumas medidas de segurança. Como, não deixar as luzes acessa o dia todo, porque o criminoso pode desconfiar que não tenha gente na casa. Recolher correspondências e jornais, porque com o acumulo de correspondência na porta da casa dá garantia de que não há ninguém. Ou o morador pode cancelar o recebimento das correspondências neste período”, explicou.

O major John disse ainda que a principal medida para evitar transtornos na volta da viagem, é deixar portas e janelas trancadas. “É importante deixar as portas e janelas trancadas de forma que não facilite a invasão de estranhos. Tranque portas e grades que dê acesso ao interior da casa. Em caso de invasão, não entre na residência e ligue imediatamente para o 190. Não temos permissão para entrar na residência, mas se o responsável pela casa nos acionar podemos tomar providências”, afirmou.

Além disso, é aconselhavél desligar a campainha. Assim, quando pessoas mal intencionadas quiserem verificar se há alguém em casa ficará em dúvida. Na hora de colocar as malas no carro, faça isso dentro da garagem para evitar que pessoas estranhas saibam que você irá se ausentar.

Em caso de apartamentos, evite dizer aos funcionários por quanto tempo estará viajando para as festas de fim de ano.

Fonte portal Az

6

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui