“Não temos o direito de deixar este País retroceder!” A declaração é do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na tarde desta sexta-feira (13), em pronunciamento feito no Teresina Hall, onde pediu apoio às pré-candidaturas de Wellington Dias e Elmano Férrer. Em discurso duro contra setores da sociedade brasileira contrários ao governo do PT, o ex-presidente advertiu à necessidade de impedir o retorno da “velha política do passado”, atribuída às elites.

Segundo Lula, o Brasil sempre foi governado para apenas 35% da população, situação transformada a partir do momento em que o PT assumiu o poder, em 2003. O ex-presidente destacou, como conquistas de seu governo, a transferência de 42 milhões de brasileiros da classe baixa à classe média, a redução do contingente populacional na extrema pobreza, e a geração de 20 milhões de empregos com carteira profissional assinada.

Ainda de acordo com Lula, por isso, as elites têm demonstrado tanto preconceito em relação ao PT e à gestão da presidenta Dilma Rousseff. O ex-presidente prometeu voltar ao Piauí nos próximos meses, para apoiar as campanhas do senador Wellington Dias (PT), pré-candidato a governador, e do ex-prefeito Elmano Férrer, pré-candidato do PTB a senador, pela coligação oposicionista comandada pelos petistas, petebistas e lideranças do PP.

Vergonha e respeito

Durante o ato político realizado no Teresina Hall, Lula criticou duramente as manifestações contrárias à presidenta Dilma Rousseff, no jogo de abertura da Copa do Mundo, entre Brasil e Croácia. Segundo ele, os torcedores que xingaram a presidenta perderam a vergonha e o respeito. “Não é dinheiro, não é escola, não é título de doutor, que garante educação a essas pessoas, pois educação se aprende em casa.”

Entre os políticos que compareceram ao Teresina Hall, para prestigiar o ato político, que teve Lula como principal estrela, participaram o senador Ciro Filho (PP), presidente nacional do partido, e a deputada estadual Margarete Coelho, pré-candidata a vice-governadora. João Vicente Claudino (PTB), o JVC, Wellington Dias, Ciro Filho e Elmano Férrer discursaram e posaram para fotos com Lula durante o evento que reuniu cerca de 1.500 pessoas.

Foto: Juliana Barros/GP1

lula-255524

Sérgio Fontenele/Capital Teresina

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui