As obras de recuperação e revitalização dos memoriais estão sendo executadas com recursos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e patrocínio do Paraíba.

O governador Wellington Dias inaugurou, nesta quarta-feira (16), obras de mobilidade urbana na cidade de Valença do Piauí e, na oportunidade, visitou as obras de recuperação e revitalização dos casarões históricos e dos Memoriais Petrônio Portela e Mestre Dezinho, que homenageiam dois filhos ilustres do município.

Valença é a cidade de Petrônio Portela e Mestre Dezinho e, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), estamos, além da recuperação de prédios históricos, fazendo uma justa homenagem a estes filhos ilustres com estes memorias. São dois importantes piauienses que fazem parte da nossa história, são nosso patrimônio”, ressaltou o chefe do Executivo estadual.

As obras de recuperação e revitalização dos memoriais estão sendo executadas com recursos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e patrocínio do Paraíba. E devem ser totalmente concluídas em 15 dias.

O secretário da Secult, Fábio Novo, explicou que, no Memorial Petrônio Portela e no Memorial de Mestre Dezinho, o público poderá conhecer um pouco mais das histórias desses piauienses.

Nesse pequeno memorial serão exibidos vídeos sobre a vida de Petrônio Portela. E o antigo Bar da Glória, um dos prédios mais antigos da cidade, está passando por uma transformação para receber o museu em homenagem ao Mestre Dezinho, um outro filho ilustre de Valença. Além disso, toda a sua obra de arte santeira está passando por um processo para que, nos próximos meses, possa ser reconhecida como patrimônio nacional, assim como aconteceu com a nossa cajuína. Portanto, o Governo do Piauí faz duas justas homenagens”, destacou Fábio Novo.

Dias também inaugurou obras de mobilidade urbana de ruas e avenidas de Valença. “Estamos estregando essa importante obra de recuperação do asfaltamento urbano de Valença, esta etapa executada pela Setrans, colocando R$ 2,6 milhões, são 28 mil metros quadrados, que dão qualidade de vida. Além de investimentos em saúde, segurança, na recuperação do patrimônio histórico, do aeroporto e educação. Tudo isso para garantir desenvolvimento”, enfatizou o governador.

Wellington Dias autorizou ainda mais benefícios para a população de Valença, como asfaltamento da estrada que leva à Barragem Mesa de Pedra, um ponto turístico da região, com investimento de mais de R$ 2 milhões, além de asfaltamento da pista do aeroporto do município e da recuperação da estrada que leva a Novo Oriente do Piauí.

O PRO Piauí chega forte em Valença e tudo aquilo que foi autorizado pelo governador no ano passado começa a virar realidade: 28 mil metros quadrados de asfaltamento urbano, além da autorização de um aditivo para a praça ao redor dos casarões que a Secult está revitalizando e mais asfaltamento para a recuperação da estrada que vai para Novo Oriente pelo PRO Piauí Rodovias“, frisou Rafael Fonteles, secretário de Estado da Fazenda (Sefaz) e coordenador-geral do PRO Piauí.

Repórter: Tamyres Rebeca / Piauí Governo do Etado

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui