Antônio José Leite Pereira, filho de Ângelo Custodio Leite Pereira e de Marcolina de Sousa Martins, nasceu na Fazenda “Tapera” no município de Valença, a 13 de julho de 1852. Em sua terra natal iniciou seus estudos, prosseguindo-os em Recife Pernambuco, mais não lhe foi possível continua-los por ter falecido a sua mãe e houve achado mais conveniente auxiliar o seu genitor em suas atividades agropastoris.
Conseguiu, ainda no Império, destaque social e politico e fez-se major da Guarda Nacional. Em 1.881, elegeu-se Vereador à Câmara Municipal de Valença. Reelegeu-se em 1887. Pertenceu ao Partido Liberal, no advento da Republica, ou seja, em 1890 era Membro do Conselho da Intendência, em Valença, juntamente, com Jeremias Pereira da Silva e Cicero Leôncio Pereira Ferraz.
Foi pugnador da candidatura de Rui Barbosa à Presidência da Republica, ao lado do Cônego Acilino Batista Portella Ferreira – chefe político em Valença, onde o candidato civista, obteve expressiva vitória. Tornou-se um dos maiores agropecuarista da grande região valençana. Faleceu a 26 de março de 1942.