Sinval de Castro e Silva, filho de Norberto de Castro e Silva e de Eulália Soares de Castro e Silva, nasceu em Valença do Piauí, a 20 de março de 1863. Em sua terra natal aprendeu a ler, escrever e contar, ainda jovem, iniciou a luta pela vida, dedicando-se ao comércio, em Valença do Piauí.

igreja

Em 1897, no governo de Raimundo Artur de Vasconcelos, foi nomeado Coletor Estadual em Teresina, sendo depois, na mesma gestão, transferido para o cargo de Tesoureiro da Secretaria da Fazenda.

Na administração do governo Arlindo Nogueira,foi confirmado no mesmo cargo de Tesoureiro que exerceu, com eficiência, até 1904, quando afastou-se a pedido, para dedicar-se novamente ao comércio.

Em Teresina, organizou a firma “Castro e Silva Cia”, proprietário da “loja Valenciana”, que se tornou famosa. Ingressando na política foi eleito, em 1908, Conselheiro Municipal de Teresina e Deputado Estadual. No pleito de 1911, teve confirmado, o seu mandato estadual.

Em 1914, era Diretor Geral da Secretaria da Câmara Legislativa, foi Grão Mestre da Maçonaria. Faleceu, em Teresina, a 04 de julho de 1945.

Autor: Alcides Martins Nunes.

 

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui