Elesbão de Castro Veloso, filho de Ursulino da Costa Veloso e de Elisa Castro e Silva, nasceu em Valença do Piauí, a 12 dias de fevereiro de 1876. Na sua terra natal iniciou ou seus estudos, continuou-os em Teresina, formado em 1900 pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro, foi nomeado Inspetor de Linhas Telegráficas, junto ao Ministério de Viação e Obras Públicas.

Designado para construções de linhas no Nordeste Brasileiro, foi pioneiro neste serviço, na região que se estende da Bahia ao Pará, chefiou os Distritos Telegráficos de Pernambuco, Ceará, Maranhão, Pará e do Paraná. Quando da Revolução de 1930, chefiava a Diretoria Regional de Telégrafo, no Ceará.

igreja

No início do Governo Vargas foi a convite do Ministro José Américo de Almeida, diretor do material dos Correios e Telégrafos, Posteriormente, sendo Diretor Técnico do D.C.T. exerceu, também, as funções de Diretor Geral do Mesmo Departamento.

Chefiou ainda o 1º Distrito de Obras Contra as Secas, no Ceará e a Diretoria de Estradas de ferro, Sobral – Camocim, no mesmo Estado.

faleceu no Rio de Janeiro, a 21 dias de setembro de 1953.

Autor: Alcides Martins Nunes.

 

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui