Torcedores e fãs começam a se despedir de Pelé nesta segunda-feira, 2. O Rei do Futebol morreu na última quinta-feira, 29, aos 82 anos, em decorrência de falência múltipla de órgãos, resultado da progressão do seu câncer no cólon.

O corpo do ex-jogador foi transferido do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para a cidade de Santos, no litoral paulista, durante a madrugada desta segunda-feira, 2. A chegada ocorreu por volta das 3h40. O velório público de 24 horas ocorrerá na Vila Belmiro, e começa a partir das 10h, com expectativa de visitação maciça e muitas homenagens para aquele que muitos consideram como o maior jogador de futebol da história.

MARCELLO ZAMBRANA/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDOEdinho, filho de Pelé, durante velório no estádio Vila Belmiro nesta segunda-feira
Edinho, filho de Pelé, durante velório no estádio Vila Belmiro nesta segunda-feira

 

O corpo de Pelé ficará no centro do gramado do estádio, com capacidade para 16.000 pessoas, como informou o clube paulista. Todos que quiserem se despedir de Pelé deverão entrar pelos portões 2 e 3, com saída pelos portões 7 e 8. Autoridades terão acesso pelo portão 10.

O velório acontece até as 10h de terça-feira. Na sequência, será realizado um cortejo pelas ruas de Santos, que passará pelo Canal 6, onde mora dona Celeste, mãe de Pelé, e seguirá até a Memorial Necrópole Ecumênica, por volta das 14h, para o sepultamento reservado aos familiares.


23h – Público enfrenta 3h de fila durante a noite; entrada termina às 8h desta terça

O velório de Pelé segue há 12h ininterruptas com as filas de torcedores crescendo a cada minuto. A estimativa por volta das 22h45 (horário de Brasília) era de 3h para a entrada na Vila Belmiro, com a fila passando dos 13 quarterões próximos ao estádio. A despedida para os fãs e torcedores termina às 8h desta terça-feira.

O velório oficialmente se encerra as 10h. Em seguida, o corpo de Pelé segue em cortejo pelas ruas de Santos, passando em frente à casa de sua mãe Celeste e terminando no Memorial Necrópole Ecumênica, o cemitério vertical mais alto do mundo.

22h30 – Ausência de campeões do Penta gera críticas

Desde as 10h desta segunda, milhares de fãs passaram pela Vila Belmiro para homenagear Pelé. Personalidades políticas, dirigentes de clubes, dirigentes de federações e ex-jogadores também compareceram durante todo o dia. Mas a ausência de jogadores do elenco do pentacampeonato, em 2002, foi um fato comentado por torcedores e analistas. Nenhum atleta da última conquista da seleção brasileira em Copas apareceu no velório.

Do elenco do tetra, em que Pelé viralizou por comemorar ao lado de Galvão Bueno na transmissão da TV Globo, apenas Mauro Silva, dirigente da FPF, compareceu. Durante a Copa do Mundo, nomes como Kaká, Cafu, Ronaldo, Rivaldo e Roberto Carlos estiveram nas arquibancadas e chegaram a discutir com torcedores e comentaristas pela “falta de reconhecimento” no Brasil de ídolos do futebol.


21h30 – Histórico narrador esportivo, Osmar Santos comparece a velório

O narrador esportivo Osmar Santos, de 73 anos, foi até a Vila se despedir de Pelé. a quem ele definiu como “grande amigo”. A pedidos de repórter da ESPN Brasil, Osmar chegou a narrar um gol do Rei. O narrador estava em cadeira de rodas e está afastado das transmissões desde 1994, quando sofreu um acidente de carro, que afetou sua fala e locomoção.

21h10 – Presidente do Santos rechaça mudança no nome da Vila para Pelé

Durante a noite, o presidente do Santos, Reinaldo Rueda, esteve presente no velório e, questionado se a Vila Belmiro poderia mudar de nome para homenagear Pelé, o cartola foi enfático. “É muito prematuro se falar disso ainda. O Pelé tem que ser homenageado todos os dias”, disse.

O nome oficial da Vila é ‘Estádio Urbano Caldeira’, e homanageia o secretário do clube que procurou o terreno para o estádio e liderou a comissão que auxiliou na construção. Segundo Rueda, a maior homenagem para o Rei foi feita em vida, com a mudança no símbolo do clube.

A partir de quarta-feira, dia 4, quando estreia na Copinha, o Santos terá uma coroa sob o escudo do time nas camisas de todas as categorias.


20h22 – Campeão mundial em 1970, Clodoaldo afirma que Pelé ‘gostava da perfeição’

O ex-jogador Clodoaldo Tavares Santana, campeão mundial pela seleção brasileira ao lado de Pelé em 1970, foi um dos antigos companheiros a marcar presença no velório do Rei do Futebol. Ele lamentou a morte do amigo, mas agradeceu por ter tido a oportunidade de atuar ao lado dele, vestindo tanto a camisa do Brasil como a do Santos, por quase dez anos. “A gente se despedir do nosso Rei Pelé é sofrido, mas tem a lembrança de tudo que ele deixou como legado. Sempre tive alegria de conviver, então só tenho a agradecer, por tudo que ele representou ao futebol do Brasil e do mundo”, comentou.


19h52 – Fãs encaram fila de uma hora e calor de 30º C para se despedir de Pelé

Uma multidão de fãs encara um calor de quase 30º e fila com tempo de espera de uma hora para se despedir do Rei do Futebol. As informações são da Prefeitura de Santos, que foram atualizadas no fim da tarde desta segunda-feira, 2.

Velório Pelé

Torcedores encaram fila de uma hora para dar adeus ao Rei do Futebol – JORGE BEVILACQUA /ESTADÃO CONTEÚDO


19h34 – Jogadores do Santos chegam ao velório na Vila

Jogadores do Santos que vão atuar na Copa São Paulo de Futebol Júnior foram ao velório para prestar uma última homenagem a Pelé. Além deles, nove jogadores vão representar o elenco profissional.

Entre eles estão os atacantes Ângelo e Soteldo, que já chegaram na Vila Belmiro. Inclusive, o venezuelano sobre a responsabilidade de vestir a camisa 10 de Pelé no Santos. “Uma honra representar essa camisa. Agora vai ser ainda mais difícil”, disse Soteldo.


19h15 – Prefeitura de São Paulo vai construir ginásio em homenagem a Pelé

A Prefeitura de São Paulo vai construir um ginásio em homenagem a Pelé. De acordo com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, existe um projeto em andamento para erguer um ginásio multiuso, com capacidade para 12 mil pessoas, no Parque da Bicicletas, localizado na Alameda Iraé, em Moema, próximo ao Parque do Ibirapuera.

A pasta informou que o local receberá o nome do Rei Pelé. Outra novidade anunciada pelo Executivo foi a alteração do nome do Bolsa Atleta, que passará a se chamar Bolsa Atleta Pelé.


18h52 – Prefeito de Santos diz que fará concurso para inaugurar homenagem a Pelé na praia

O prefeito de Santos, Rogério Santos (PTB), afirmou nesta segunda-feira, 2, que fará um concurso para inaugurar uma homenagem ao Rei Pelé na praia. “Vamos fazer um concurso internacional de projetos, convidando todos os arquitetos e artistas do mundo todo, e vamos fazer um monumento para o Pelé na praia. O Pelé quando veio menino jogar no Santos, 15 e 16 anos, caminhava pela praia. Ele é o melhor em tudo e vai ter uma homenagem no maior jardim de praia do mundo. Já estamos fazendo o edital e o melhor projeto será realizado na praia de Santos”, explicou.


18h35 – Lula manda coroa de flores para velório de Pelé

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou nesta segunda-feira, 2, uma coroa de flores para o velório do Rei do Futebol. Inclusive, a assessoria da Presidência da República informou que o petista estará no funeral nesta terça-feira, 3, às 9 horas.


18h24 – Fila para entrada no velório aumenta

A fila para a entrada no velório aumentou em comparação ao início da tarde. Pelas longas filas, os presentes têm poucos segundos para se despedir de Pelé, que teve seu corpo colocado no centro da Vila Belmiro.

A entrada dos torcedores está sendo feita pelos portões 2 e 3. O corpo do Rei ficará no local até as 10 horas desta terça-feira, 3, quando seguirá para um cortejo pela cidade de Santos e, depois, para o Memorial Necrópole Ecumênica, onde será feito o sepultamento reservado aos familiares.


18h04 – Igrejas de Santos vão tocar sinos ao mesmo tempo em homenagem a Pelé

A Diocese de Santos também fará homenagem a Pelé nesta terça-feira, 3. Ao meio-dia, os sinos das igrejas vão tocar em memória ao Rei do Futebol. “Ele se destacou como um grande atleta, o maior jogador do mundo, e também pela sua simplicidade, coerência de valores e dignidade, pela solidariedade com as pessoas.

Ele nunca deixou que a fama ou a riqueza transformasse estes valores. Ele merece todas as homenagens que estão sendo feitas”, disse o bispo diocesano Dom Tarcísio Scaramussa.


17h49 – Manto de sepultamento da Costa do Marfim

O cônsul da Costa do Marfim, Tibe Bi Gole Blaise, chegou a Vila Belmiro para prestar homenagem a Pelé. Ele trouxe um manto usado para sepultar pessoas importantes no país africano. Outra autoridade internacional presente é o embaixador da Nigéria, Muhammad Makarfi Ahmad.


17h34 – Viúva de Pelé deixa a Vila emocionada

A empresária Márcia Aoki, viúva de Pelé, deixou a Vila Belmiro emocionada. Eles se casaram em 2016. Antes dela, o Rei do Futebol já havia passado por outros dois casamentos.

O primeiro deles com Rosemari de Reis Cholbicon, com quem teve três filhos. Kelly Cistina, Jennifer e Edson, o Edinho. O segundo foi com a cantora gospel Assiria Lemos Seixas. Com ela, Pelé teve filhos gêmeos, Joshua e Celeste.


16h58 – Falcão chega para velório de Pelé: ‘O maior de todos’

O ex-jogador Paulo Roberto Falcão chegou para o velório e disse que Pelé foi “o maior de todos”. “Não consigo pensar no Rei Pelé em tristeza. Eu penso nele como um gênio, com aquele sorriso dele, aprendi algumas coisas com o Pelé, o soco no ar, aquilo imitei ele.

Para mim o espetáculo é quando se faz o gol, não depois do gol, ele simplificava isso com aquele salto. A maneira que ele tratava os torcedores e seus fãs, várias demonstrações de respeito. E ele era o maior de todos”, comentou.


16h27 – Paulo Cézar Caju lamenta morte de Pelé: ‘Perda irreparável’

O ex-jogador Paulo Cézar Caju, campeão da Copa do Mundo de 1970 ao lado do Rei, falou sobre Pelé, contando que sua mãe é da mesma cidade que o Rei e lamentando a perda do ex-companheiro de seleção. “Minha relação com o Pelé é muito afetiva. […] Pelé é incomparável, foi o atleta do século. É uma perda irreparável”, disse Paulo Cézar.


16h12 – Mais de 4 mil pessoas já se despediram do Rei

Segundo a Prefeitura da cidade de Santos, mais de quatro mil pessoas já haviam ido à Vila Belmiro para se despedir de Pelé. O balanço levou em conta as visitas contabilizadas até as 13h desta segunda-feira, 2. O velório foi aberto ao público às 10h e deverá se estender até as 10h da próxima terça-feira. Depois o corpo fará um cortejo até a realização do sepultamento.

Velório Pelé

Vila Belmiro deve receber milhares de torcedores durante o velório de Pelé | Isabela Carrari / Divulgação Prefeitura de Santos


15h52 – Odair Hellmann diz que Pelé é ‘eterno’: ‘Cabe a nós continuar com esse legado’

O técnico do Santos, Odair Hellmann, esteve presente no velório do Rei e disse que cabe à atual geração manter o legado de de Pelé. “Vai ficar eterno. Cabe a nós, todos nós, nós do futebol continuar com esse legado dele, com a história dele, mostrando para novas gerações.

E eu, como treinador do Santos, com certeza, vou fazer isso todos os dias, mostrando para esses jovens que aqui estão quem foi Pelé e o espelho que ele foi para todos esses jogadores e todos nós”, afirmou Hellmann.


15h29 – Sósia de Pelé vai à Vila Belmiro para se despedir do Rei 

O torcedor Nicanor, conhecido como Sósia do Pelé foi à Vila Belmiro para se despedir do ídolo do Santos e da Seleção Brasileira. A cerimônia começou nesta segunda-feira, 2, e terminará na terça, quando o corpo do Rei Pelé for levado até o Memorial Necrópole Ecumênica, onde será realizado o sepultamento.

Sósia do Pelé

Sósia do Rei do Futebol foi ao velório do ídolo santista | ETTORE CHIEREGUINI/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO


14h55 – Fãs usam camisas de outras equipes

Além de ser um ídolo do Santos, Pelé é considerado um ídolo do futebol brasileiro e isso se reflete em seu velório. Apesar da maioria utilizar camisas do Santos ou da Seleção Brasileira, é possível ver torcedores com uniformes de equipes rivais, como Palmeiras, São Paulo e Corinthians, maior vítima de Pelé, com 50 do craque.

Torcedores com camisa do Palmeiras no velório de Pelé

Fãs usam camisas de outras equipes durante velório de Pelé | TOMZÉ FONSECA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO


14h27 – Viaturas da PM ganham adesivo em homenagem ao Rei

As viaturas utilizadas pela Polícia Militar da Baixada Santista ganharam um adesivo em homenagem a Pelé. Nele, está uma faixa preta representando o luto com uma coroa em cima, referência ao Rei do Futebol, como é chamado o jogador. Dezenas de viaturas estão envolvidas no esquema de segurança da Vila Belmiro e no cortejo que será realizado na terça-feira, 3.


14h02 – Comerciantes vendem camisas com nome do Rei do Futebol

Aproveitando a intensa movimentação de torcedores, comerciantes da região vendem camisetas com o número 10 e o nome de Pelé nos arredores da Vila Belmiro. Além do modelo tradicional do Santos, também existem réplicas de camisas amarelas da Seleção Brasileira.

Camisas do Santos e da Seleção sendo vendidas

Camisas do Pelé do Santos e da Seleção Brasileira | JHONY PINHO/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO


13h31 – Torcedores enfrentam fila de 2 quilômetros e forte calor para entrar no velório

Torcedores e fãs encontram fila de 2 km e enfrentam calor de 29º C para se despedir do Rei. Pelas longas filas, os presentes têm poucos segundos para se despedir de Pelé, que teve seu corpo colocado no centro da Vila Belmiro.

A entrada dos torcedores está sendo feita pelos portões 2 e 3. O corpo do Rei ficará no local até as 10h desta terça-feira, 2, quando seguirá para um cortejo pela cidade de Santos e, depois, para o Memorial Necrópole Ecumênica, onde será feito o sepultamento reservado aos familiares.


13h10 – Sistema de som da Vila Belmiro toca música cantada por Pelé

Durante o velório do Rei do Futebol, o sistema de som do Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, toca repetidamente a música “Meu Legado”, interpretada pelo próprio Pelé, intercalada com o hino do Santos. A canção foi gravada para o CD “Pelé Ginga”, lançado em 2006, e relata a trajetória do maior atleta do século XX.

Em um trecho da letra, Pelé canta: “Eu quero deixar às novas gerações o meu legado de amor, meus três corações e tudo que fui capaz de aprender pra lutar com garra pra vencer”.


12h50 – Prefeito de São Paulo chega à Vila Belmiro e anuncia homenagens a Pelé

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), revelou uma série de medidas em homenagem ao Rei do Futebol ao chegar no velório. Entre as medidas, está a construção de um ginásio no Parque do Ibirapuera, que será chamado de “Ginásio Pelé”. Além disso, o programa Bolsa Atleta será rebatizado para “Bolsa Atleta Pelé”.

“Para colocar essa molecada nossa, a nossa criançada, com o espírito de Pelé, de sonhar mesmo vindo da periferia e acreditar, colocando todas as suas habilidades pela alegria. De tudo o que a gente vai fazer, além de evidentemente estar sempre com ele no nosso coração, acho que o que o Pelé mais vai gostar vai ser a Bolsa Atleta Pelé”, declarou o prefeito.


12h30 – Pai de Neymar chega para o velório de Pelé e confirma ausência do filho

“É um momento triste para a família e para todos nós como brasileiros. Mas, hoje é apoiar a família e nos apoiar, porque a gente perde e perde muito. Ele inspirou tanta gente e inspirou esse esporte, que fez com que a gente chegasse aqui hoje.

Ele não só inspirou essa geração, ele inspirou as gerações do passado e que hoje vivem ainda com essa inspiração. Pelé sempre foi a referência”, declarou Neymar da Silva Santos ao chegar na Vila Belmiro.

O empresário confirmou que Neymar Jr. não poderá comparecer à cerimônia: “Meu filho pediu para que eu estivesse aqui e que eu, no lugar dele, pudesse trazer apoio á família. A gente sabe como é ruim perder alguém. E não perdemos só o atleta, perdemos o cidadão e a pessoa Pelé, o Edson Arantes”.


12h10 – Esposa, filhos e netos de Pelé chegam à Vila Belmiro

Márcia Aoki, viúva de Pelé, chegou à Vila Belmiro para o funeral. Kelly Cristina e Jennifer, filhas do primeiro casamento do craque com Rosemari de Reis, chegaram por volta do mesmo horário.

Os gêmeos Joshua e Celeste, os filhos mais novos, fruto do relacionamento entre o ex-jogador e Assíria Nascimento também já estão presentes na cerimônia. Gabriel Arantes e Octávio Neto, filhos de Sandra Regina, filha reconhecida judicialmente por Pelé e morta em 2006, também chegaram juntos ao velório.


11h50 – ‘Não sou santista, sou pelézista’, afirma Gilmar Mendes no velório de Pelé

Ministro do Supremo Tribunal Federal, que também é torcedor do Santos, compareceu à Vila Belmiro e relembrou momentos que viveu com com o Rei do Futebol em conversa com jornalistas: “No meu gabinete, se vocês forem lá, vão encontrar várias camisas assinadas pelo Pelé, a réplica da camisa de 58 e tenho uma foto dele também como goleiro, ele fez uma dedicatória. Tivemos bons momentos. Ele me levou, quando foi lançado o DVD do Pelé Eterno. Tenho fotos com ele e, de fato, tenho uma boa recordação”.

“Lembro que certa vez, depois do 7 a 1 em Belo Horizonte, ele me ligou por uma razão qualquer e disse assim: “Ministro, o que aconteceu? Me explica, o senhor que entende de futebol”. Fazendo piada. E eu disse: “Eu não sei, não consigo saber, mas lembro que como santista o Santos do Pelé perdeu pro Cruzeiro de 6 a 2, no Mineirão”. E ele me disse que tinha se esquecido disso”, recordou o magistrado em tom de brincadeira.


11h15 – Tarcísio de Freitas exalta importância de Pelé: ‘Único e imortal’

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) exaltou a importância de Pelé para o Brasil, dizendo que o país deve muito ao Rei, o qual chamou de ‘único e imortal’. “Prestar homenagem ao maior de todos. O Brasil deve muito ao Pelé, tudo que ele fez pelo futebol e pelo país.

Pela forma como ele se posicionou a vida toda. É uma honra para o Brasil poder dizer que a gente tem o maior jogador de todos os tempos. Três das nossas estrelas foram conquistadas graças a genialidade do Pelé, que é único e imortal. “, disse o governador ao chegar no velório.


10h50 – Centenas de fãs se despedem do Rei

As filas para entrar na Vila Belmiro continuam grandes, com centenas de fãs esperando para dar um último adeus para o Rei. É possível ver diversos torcedores visivelmente emocionados e muitos chorando ao passar pelo corpo de Pelé.

Os fãs misturam camisas do Santos e da Seleção Brasileira, mas já é possível ver torcedores com uniformes de outras equipes, como São Paulo, Palmeiras e Corinthians.

Criança se emociona durante velório de Pelé

Criança se emociona durante velório de Pelé nesta segunda-feira, 2 | JOANDERSON ANDRADE/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO


10h34 – Autoridades chegam ao velório de Pelé

O presidente do Santos, Andrés Ruedas, está recebendo as autoridades e figuras públicas que chegam à Vila Belmiro para se despedir do Rei. A mais recente autoridade que chegou ao local foi o prefeito da cidade de Três Corações, Gordo Dentista, cidade natal de Pelé.


10h15 -Edinho e Zé Roberto carregam o caixão de Pelé

Um dos filhos de Pelé, Edinho, foi um dos responsáveis por carregar o caixão do Rei até o centro do gramado da Vila Belmiro para a cerimônia. ALém dele, o ex-jogador Zé Roberto, que usou a camisa 10 do Santos entre 2006 e 2007, também ajudou a carregar o caixão.


10h05 – A cerimônia de despedida de Pelé começa

Seguindo a programação prevista, a cerimônia do velório de Pelé começou na manhã desta segunda-feira, 2. Familiares do camisa 10 já estão ao lado do corpo.

Caixão de Pelé na Vila Belmiro

Caixão de Pelé já está no centro da Vila Belmiro | MARCELLO ZAMBRANA/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO


9h52 – Presidente da CBF promete homenagens e preservação da história de Pelé

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, falou com os jornalistas ao chegar na Vila Belmiro, dizendo que a Confederação fará “todas as homenagens possíveis” e que lutará para “preservar a história” do Rei. “Hoje é um momento de dor para todos os fãs do futebol. Estou aqui para reverenciar a memória desse ídolo de todos nós. Quero reafirmar aqui que a CBF fará todas as homenagens possíveis ao maior atleta de todos os tempos. Pelé é eterno. Uma das minhas missões na CBF a partir de agora será a de preservar a sua história e perpetuar o seu legado”, disse.


9h36 – Clubes, jogadores, famosos e autoridades enviam coroas de flores em homenagem ao Rei

A Vila Belmiro já recebeu diversas coroas de flores enviadas em homenagem ao Rei. Dentre os remetentes, estão clubes, como São Paulo e Real Madrid; jogadores como Vinícius Jr. e Neymar; famosos como o narrador Galvão Bueno e o cartunista Mauricio de Sousa; e autoridades internacionais, com o o presidente da Coreia do Sul.

Coroa de Flores para Pelé

Coroa de flores enviada por Galvão Bueno para o velório do Rei | (ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO)


9h23 – Presidentes da Fifa e da Conmebol chegam à Vila Belmiro

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, e da Conmebol, Alejandro Domínguez, chegaram à Vila Belmiro para participar do velório do Rei Pelé, eles estão acompanhados do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues.

Em declaração aos jornalistas, Infantino pediu para que todo o mundo respeite um minuto de silêncio pela morte do Rei e garantiu que o eterno camisa 10 será homenageado. Além disso, Infantino pediu para que todas as federações filiadas tenham pelo menos um estádio com o nome do Rei.


8h55 – Fãs formam filas para se despedir do Rei do Futebol

O início do velório está marcado para as 10h. Entretanto, mais de uma hora antes do começo da cerimônia, fãs do Rei e torcedores do Santos já formam filas nos arredores da Vila Belmiro para se despedirem do Rei. Eles carregam faixas, cartazes e bandeirões com homenagens a Pelé. A entrada dos torcedores acontecerá pelos portões 2 e 3, enquanto a saída será pelos portões 7 e 8.

Filas Velório Pelé

Torcedores já começam a formar filas para se despedirem de Pelé | (MARCELLO ZAMBRANA/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO)

Fonte: Portal Jovem Pan

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui