Na manhã desta terça-feira (08) de outubro, a Câmara de Vereadores de Valença do Piauí, se reuniu em uma Sessão Solene, para cumprir uma determinação do STE, que no último dia (17/09) cassou seis vereadores e todos os suplentes de duas coligações, “Compromisso por Valença I” e II” por fraude na cota de gênero.

A ordem para a realização da posse em 24 horas dos seis vereadores substitutos na vaga dos cassados, foi expedida pelo Juiz eleitoral da 18ª zona Eleitoral de Valença do Piauí Dr. Juscelino Norberto, atendendo a determinação do STE, o documento foi encaminhado ao vice-presidente da Câmara Lucivaldo Monteiro, já que o presidente era um dos vereadores cassado.

Com a determinação da cassação, duas mulheres deixam a Câmara: Ariana Rosa (PMN) e Fátima do Caetano (PTC). Permanece na Câmara apenas uma das candidatas eleitas em 2016: Iris Moreira (PP), a mais votada nas eleições. Assumiram hoje, entre as mulheres as vereadoras: Edilsa do Vale (PMDB), Geane Vieira (PT) e Professora Iara Costa (PP), Entre os homens, assumem: Joaquim Filho (PTB), Vanildo Castro (SD) e Garotinho Dhone (SD).

O vereador Lucivaldo Monteiro até então vice-presidente foi quem recebeu do juiz eleitoral o oficio e autorização para empossar os novos vereadores, quando ele abriu a sessão solene, o vereador Rubens Alencar pediu a palavra para informar que segundo o regimento interno quem poderia dá posse aos novos vereadores era a vereadora Ires Moreira, por ela ter sido a mais votada nas eleições em questão.

Neste momento ouve um certo desentendimento entre o vice-presidente Lucivaldo monteiro e a vereadora Ires Moreira, fato que levou o vice-presidente encerrar a sessão e se retirar do plenário juntamente com o vereador Leilivan Martins, mesmo assim a vereadora Ires Moreira convicta que tinha razão e que seria ela, quem deveria presidir a sessão, deu continuidade aos trabalhos, empossando os seis novos vereadores: Joaquim Filho (PTB), Vanildo Castro (SD), Garotinho Dhone (SD), Edilsa do Vale (PMDB), Geane Vieira (PT) e Professora Iara Costa (PP).

A pós a posse dos vereadores, a presidente interina Ires Moreira encerrou a sessão solene e convocou nova sessão dentro de 30 minutos, para ser realizada a votação e posse da mesa diretora da Câmara, já que a mesa diretora anterior foi dissolvida, foto que ocorreu dentro da normalidade. Foi eleito presidente Rubens Alencar, vice-presidente Vanildo Castro, 1º secretário Joaquim Filho, 2º Geane Vieira.

Veja algumas fotos:

  

Por Redação valencaonline.com

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui