Na manhã desta sexta-feira 20 de maio, o Conselho Territorial de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Sambito, em parceria com a Prefeitura Municipal de Valença do Piau, realizou a 1ª Assembleia do ano 2022. Além do retorno das atividades com o debate de pautas importantes. foi também foi realizado a entrega dos certificados do curso de Formação do Selo de Inspeção Municipal para os profissionais que participaram de cada município do Vale do Sambito.

Participaram da assembleia a presidente do conselho Liliane Veloso, os prefeitos municipais, Marcelo Costa Valença do piauí, Paulo César Francinópolis, Afonso Sobreira Novo Oriente do Piauí, Dr. Segundo Várzea Grande, Rafael Barbosa Elesbão Veloso, Elvis Ramos Ipiranga e Lúcia Lacerda Pimenteiras, os representantes do Banco do Brasil e Banco do Nordeste e alunos do IFPI Campus Valença.

Participaram da assembleia os secretários municipais de Valença do Piauí, Regina Mateus Agricultura, Edna Quarema Educação, Lilian Cavalcante da Cultura, Danilo Torres do Esporte, Paula Hortência da SEMAS, Adnam Lima do Meio Ambiente, Patrícia Nunes do Trabalho, Alexandra Soares Finanças e os vereadores Devaldo Nunes, Benoni, Vanildo, Edilsa do Vale e o vereador José Nilton e presidente da Câmara de Novo Oriente do Piauí.

Presidente do Conselho: Liliane Veloso

A presidente do conselho Liliane Veloso destacou, “A união desses entes é o que está fazendo acontecer as ações e fortalecimento e desenvolvimento do território Vale do Sambito”, afirma. Liliane Veloso disse ainda, “A pauta principal é a questão da inspeção municipal e criação do consórcio territorial”. Ela ainda destaca a existência de um consórcio Buritis a qual já fazem parte os municípios de Inhuma e Ipiranga. “Nós vamos ampliar para o território como um todo e vamos criar um selo de inspeção territorial que fortalece muito mais agricultura familiar”, comentou.

Prefeito: Paulo César

O prefeito Paulo César e presidente da APPM, comentou a importância do encontro, “Cada prefeitos expôs as dificuldades e a gente espera muito mais ação para implementar aquilo que foi dito aqui e é decidido aqui, então é isso que a gente espera, que saia do plano da teoria e entre no plano da pratica”, pontuou o presidente.

Prefeito: Afonso Sobreira

Afonso Sobreira de Novo Oriente disse que o país do agronegócio ainda deixa muito a desejar para o pequeno agricultor, “a gente ouve muito que é o país do agronegócio, mas esse agronegócio ainda não chegou ainda na agricultura familiar, lá no pequeno município. A gente quer ver e ser visto, que a gente possa realimente desenvolver a agricultura aqui no Vale do Sambito” disse o gestor.

Prefeito: Dr. Segundo

Prefeito de Várzea Grande Dr. Segundo, também deixou sua observação sobre as pautas debatidas. “Uma discussão proveitosa, onde nós precisamos hoje arregaçar as mangas e desenvolver as políticas públicas que dessa forma com união, e com muito trabalho avançar na agricultura e nas diversas pautas de cada cidade”, afirma.

Prefeito: Marcelo Costa

O prefeito Marcelo Costa falou da importante parceria que se formou entre os municípios do Vale do Sambito, “não tem nos 15 municípios do Vale do Sambito um prefeito que não seja amigo, que não esteja empolgado em desenvolver cada vez mais a região, eu vejo hoje essa união, essa integração, isso é muito importante e quem ganha é nossa região, quem ganha em especial é Valença, é os gestores que estão nessa unidade”, afirma o prefeito.

 

Por: Redação Valencaonline / Colaboração SECOM/V1

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui