Instituído há muito tempo na Igreja, esse dia marca o início da Quaresma, ou seja, tempo litúrgico de 40 dias em que a Igreja convida os fiéis a se prepararem com penitência e oração mais intensa para viver os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo na Semana Santa.

Na Paróquia de Nossa Senhora do Ó e Conceição, haverá Santa Missa das Cinzas nesta quarta-feira, 26 de fevereiro na Igreja Matriz às 8h e 19h. A cinza benta colocada sobre a cabeça lembra os católicos que todos são pó e ao pó retornarão (cf. Gn 3, 19).

A intenção desse momento é levar ao arrependimento dos pecados, e lembrar que não se deve apegar-se a esta vida, acreditando que a felicidade plena possa ser alcançada aqui. O céu é a morada definitiva.

Rito da imposição das cinzas

Após a homilia da Santa Missa da Quarta-Feira de Cinzas, uma cruz é feita pelo ministro na testa do fiel em forma de cruz, nesse momento são pronunciadas as seguintes palavras: “Lembra-te de que és pó e ao pó retornarás” ou “Converte-te e crê no Evangelho”.

As cinzas são produzidas dos ramos utilizados no Domingo de Ramos do ano anterior, queimados, abençoados com água benta os ramos também são aromatizados com incenso.

Igreja Matriz de Nossa senhora do Ó e Conceição

Por: Fabiana Santos / Ascon Igreja
COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui