A secretaria Municipal de Assistência Social-SEMAS de Valença do Piauí, através de sua secretária Ariana Rosa, chama atenção da população valenciana, sobre o Programa do Bolsa Família e suas Condicionalidades.
Primeiro, se você vai se cadastrar ou atualizar o CadÚnico/Bolsa Família, a visita domiciliar é obrigatória, tenham muito cuidado nas informações. Receba o (a) entrevistador(a) e apresente a documentação solicitada, ATENÇÃO: sem a visita, o benefício pode ser bloqueado essa é uma exigência obrigatória do Governo Federal.
Fique atento aos principais motivos de corte do Bolsa Família: Cadastro desatualizado; Falta de documentação da família; Renda informal não declarada; Documentos com eros, etc.
Atenção: seu benefício está em averiguação? Isso significa que, o Governo Federal encontrou dados desatualizados, ou inconsistência no Cadastro Único. Se a atualização não for realizada, o Bolsa Família poderá ser bloqueado automaticamente pelo próprio sistema Federal.
Por que a aprovação do Bolsa Família pode demorar?
O Governo Federal precisa ter orçamento disponível para novos beneficiosos, as vagas só abre quando alguma família perde o direito ao programa. Por isso, mesmo que esteja habilitada a família pode aguardar na fila até que aja recurso e espaço liberado.
Comunicado Especial: a Secretaria Municipal de Assistência Social e Combate a Fome, informa que, “para manter o Cadastro Único atualizado é obrigatório que todos os membros da família tenham o Cadastro de Pessoa Física (CPF) registrado no sistema. Informa ainda que, se algum integrante não teve o documento informado, é essencial que a família compareça ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou Posto de Atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) para regularizar a situação e garantir a continuidade dos benefícios e Programas Sociais“.
Por: www.valencaonline.com