No final da tarde e inicio da noite desta terça-feira 29 de novembro, foi realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Ruais um encontro, promovido pela  a Prefeitura de Valença do  piauí, através das Secretarias Municipais de Educação, Cultura, Assistência Social e Comunicação em parceria com o IFPI e CESV, com apresentações culturais, exposição de fotos, exibição de vídeos dentre outras, com o tema: “NOVEMBRO NEGRO – REESCREVER HISTÓRIAS COM VALORES E GESTOS ANCESTRAIS“.

Vale ressaltar que a Lei 12.519/2011, oficializou o dia 20 de novembro a data em que é celebrada o “Dia da Consciência Negra“, que se deu através da morte do simbolo de resistência e força contra a escravidão Zumbi dos Palmares.

No dia 13 de maio foi foi assinada a Lei Áurea que decreta a abolição da escravidão, por conta de ser uma Lei assinada por uma pessoa branca e imperial, este posicionamento é visto como favor dos brancos para os negro. Por esta razão o dia 20 de novembro serve para manter viva a lembrança de que a Abolição da Escravidão foi conquistada pelos escravizados que nunca desistiram de sua luta.

A secretária municipal Edna Quaresma disse ao www.valencaonlin e.com que, No movimento de hoje faremos a culminância das ações realizadas durante todo o mês de novembro, onde nas escolas da rede municipal de educação, foram realizadas oficinas com temática: Racismo e Inclusão Étnico – Racial, vista a comunidade quilombola Tranqueira e atividades no IFPI Campus de Valença do Piauí“, pontuou Edna Quaresma.

Por: Redação Valencaonline.com 

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui