Os eleitores brasileiros se preparam para exercer os seus direitos cívicos, onde irão escolher nestas eleições cinco candidatos que deverão serem eleitos no primeiro ou segundo turno, para dirigirem o destino do pais, estados e distrito federal.

Com a proximidade para o dia das eleições 2022, que acontece neste domingo, 02 de outubro, os órgãos da justiça de Valença do Piauí e região vivem os últimos preparativos para o dia da votação.

A chefe do Cartório Eleitoral da 18° Zona de Valença do Piauí, Conceição Leal, trouxe importantes informações sobre como estão os últimos trabalhos para esse processo eleitoral.

Nós já estamos nos preparando para eleições a bastante dias, inclusive já foram feitos alguns procedimentos, tipo as preparações das urnas já foram feitas e no sábado agora vai ser feito o transporte para seções eleitorais e a montagem dessas seções”, explica.

Conceição Leal menciona as alterações de locais de votação que aconteceram tanto no município de Valença do Piauí como em Novo Oriente do Piauí, visto a falta de condições dos locais. A chefe do cartório conta que os veículos para transporte dos eleitores já foram credenciados pela justiça para realização desse trabalho.

 

O Juiz da 89° Zona Eleitoral, Franco Morette, também destaca a preparação para o domingo de eleição. “Nós estamos na reta final da preparação para as eleições de 2022, ainda à frente da zona eleitoral 89 que compreende que engloba as cidades de Lagoa do Sítio, Pimenteiras e Aroazes, nós estamos aí tentando realizar os últimos preparativos para que tudo ocorra bem”, disse.

O Juiz frisou a proibição do uso de aparelho celular na hora de votar. “Essa proibição já existia, o sigilo do voto precisa ser resguardado[…]. Este ano sobreveio essa orientação e determinação do TSE”, explica Dr. Franco. Contudo, o eleitor que estiver de porte do celular deve deixar o aparelho na mesa dos mesários ou local disponibilizado, caso o eleitor tente usar o celular forçadamente poderá ser impedido de votar.

 

O Promotor Dr. Sinobilino Pinheiro, da 89° Zona Eleitoral, lembra a participação essencial do Ministério Público nesse processo democrático. “A promotoria como um órgão fiscalizador precisa está presente e estamos presentes juntamente com o juiz eleitoral, as forças policiais e com a compreensão da própria população para que todos possam fazer seu exercício de voto muito tranquilo”, ressalta o promotor.

 

O Comandante do 23° Batalhão da Polícia Militar, Major Santos, disse que a corporação está preparada para oferecer segurança nestas eleições.  “Estamos preparados para as eleições gerais 2022, com toda a estrutura que nos foi concedida pela Polícia Militar através do Comandante Geral, Scheiwann Lopes e o Coronel Antoni que é o nosso comandante”, disse.

O major deixou sua mensagem para os cidadãos que irão votar neste próximo domingo. “Toda sociedade, todos os eleitores podem ficar tranquilos, que se Deus quiser nós vamos ter uma eleição tranquila e o apoio da Polícia Militar não vai faltar de forma alguma”, enfatiza.

 

Fonte: PortalV1

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui