O historiador professor António José Mambenga, através de suas pesquisas, publicou na rede social WhatsApp seus agradecimentos a Deus pela mediação de Padre Klebert Viana nas doações recebidas pela Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Assis em valença do Piauí.
“Somos gratos a Deus pela mediação de Padre Klebert Viana, junto a doação dos bancos( em cedro puro) pela Catedral de Teresina: o Altar em mármore (granito trabalhado) e o ambão, para Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Assis, localizada, no antigo Bairro São Vicente, atual São Francisco“, disse o professor que continuou.
“Segundo o Professor Paulo Libório, os bancos foram construídos em 1936, por ocasião da primeira reforma na Igreja Nossa Senhora das Dores, por Dom Severino Melo. Dentro de um padrão artístico de época, moldado do período entre guerras, onde a arte também sofria influência nos seus traços. Uma atitude louvável de Pe Klebert Viana, cuja doação ainda feita no período do paroquiato de Pe Antônio Carlos“, continuou Antônio José.
“Mas como diz o Livro Sagrado de Eclesiastes, “….tudo é feito no tempo de Deus…”Chegou no momento certo, no paroquiato de Pe David Henrique, deixando a Igreja mais linda ainda e o valor histórico de grande relevância. Valenca, ganha com o protagonismo de Pe Klebert Viana, que fez jus pelo pastoreio e ser um valenciano por Título concedido pelo Câmara Municipal“, finalizou o historiador professor Antônio José Mambenga.