A cidade de Valença do Piauí viveu neste domingo 05 de junho, uma manhã de Festa e Celebração de Pentecostes. A Festa do Divino Espirito Santo, que teve inicio por volta das 07h00, com a concentração dos fieis, em frente a Secretaria Municipal de Obras na Avenida Stanley Fortes Batista no bairro Valencinha, onde aguardaram o momento do cortejo, apresentação da imagem do Divino, príncipe e princesa, Imperador e Imperatriz, que passaram pela Igreja de São Benedito até a Igreja Matriz Nossa Senhora do Ó e Conceição.

Alem do Pároco Pe. Wanderley Morais, participaram  da festa do Divino Espirito Santo os padres, Klebert Viana da Catedral de Teresina que presidiu a Missa, Fracimilson Holanda da cidade de Regeneração, Pe. Gil de Novo Oriente do Piauí, Pe. Antônio Carlos da Paróquia de São Francisco de Assis Valença do Piauí, o padre de Aroazes, Diáconos e várias autoridades de Valença, dos municípios vizinhos e de Teresina.

Com um pouco mais de dois anos sem atividades festivas, devido a pandemia as avenidas, praças e a Igreja de Nossa Senhora do Ó e Conceição receberam ornamentação, típicas com as cores da festa do Divino Espirito Santo, para receber os fieis. O Pároco padre Wanderley Morais e equipe de organizadores, conseguiram acomodar na Igreja, todos os fieis que compareceram à celebração em um grande número de pessoas.

Padre Wanderley em sua fala agradeceu toda equipe de colaboradores pelo empenho como também agradeceu a presença dos fieis.

O responsável maior, o Imperador Dr. José Luiz de Paiva Igreja, falou em uma entrevista sobre a realização da festa e fez agradecimentos. “É um momento de realização, de muita satisfação, muito trabalho, mas bastante gratificante, eu quero fazer uma referência especial a imperatriz em matéria, minha nora Ciciane Igreja, que juntamente com os grupos na coordenação e apoio dos grupos daqui de Valença, todos os grupos dos nove dons que se empenharam para realização dessa festa, essa festa tem muito menos de nós, a mim e a ela que a comunidade de Valença representada pelos grupos”, ressalta Dr. Paiva Igreja.

Dr. Paiva Igreja, lembrou da Imperatriz (in memoria), sua esposa Auxiliadora e do seu desejo em organizar a Festa do Divino. “Quando ela partiu para corte celestial nós pensamos em desistir, mas depois resolvemos pedir força ao Santo Espírito e concluir a festa que ela queria fazer”, disse o imperador que comentou o decreto imperial lido por ele durante a celebração. “Ela é a inspiradora da Confraria do Divino Espírito Santo e a coordenadora dessa Festa e agora pelo decreto imperial, Imperatriz ad perpétua da Festa”, afirma o Contestável.

Fotos: Redação Valençaonline.com

Por: Redação Valencaonline.com

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui