O Sindicato dos Urbanitários do Piauí realiza, nesta quarta-feira (18), às 10h da manhã, uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Valença para discutir o projeto do governo estadual que visa à privatização da Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí).

A iniciativa faz parte de uma série de audiências promovidas pelo sindicato em diversas cidades do estado, com o objetivo de informar a população sobre as implicações desse projeto.

A gente tem buscado uma conversa com o governo e não tem sido possível pra que a gente possa fazer uma discussão real com a sociedade porque o governo fez simplesmente uma audiência pública virtual e o Piauí tem mais de três milhões de pessoas, então não dá para o governo passar um projeto desse fazendo de conta que tá tudo certo” afirmou o vice-presidente do sindicato, Francisco Ferreira.

O diretor de saneamento, Cláudio Fonteneles, comentou sobre o andamento do projeto e os obstáculos enfrentados. “O governo tinha a intenção de realizar o leilão na Bolsa de Valores de São Paulo no dia 14 de agosto, mas foi por água abaixo porque nenhuma empresa se interessou pela outorga de um bilhão de reais”, explicou Fonteneles.

Fonteneles destacou ainda que o sindicato discorda da solução apresentada pelo governo de privatizar o setor para universalizar o saneamento até 2034.

O governo tem colocado que pra se universalizar o saneamento até 2034 à saída é privatizar e o nosso entendimento não é esse, o nosso entendimento é primeiro discutir com a sociedade a melhor maneira para resolver o problema, depois pegar todo o volume de recursos disponíveis através do PAC, BNDS e de outras fontes da União e fazer investimentos de forma que enxugue as empresas de saneamento estaduais e a partir daí você tenha uma condição de universalizar com as pessoas que conhecem o sistema”, concluiu.

Foto: Reprodução da matéria/crédito do autor

Francisco Ferreira e Cláudio Fonteneles

Fonte:Matéria reproduzida do Portalv1

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui