O programa Clube Rural, da TV Clube de Teresina, exibiu na manhã deste domingo (03), as dificuldades que os agricultores do município de Valença estão enfrentando com a perda no campo que chegou a atingir 80% e a falta de abastecimento de água pelo único caminhão pipa que atua no município.

A reportagem foi até a Serra do Batista, zona rural do município de Valença para retratar o problema de abastecimento de água para as famílias que dependem do caminhão pipa para sobreviver durante a estiagem.

De acordo com o Coordenador Municipal da Defesa Civil de Valença, Maurício Sousa, a cidade de Valença tem cerca de 180 famílias cadastradas que precisam ser abastecidas diariamente e a prefeitura tem dificuldade para atendê-las, já que conta somente com um caminhão-pipa.

“Temos 180 familiais cadastradas com cisternas. Um caminhão não tem condições de atender essa demanda toda. O rapaz liga o motor de manhã, só para pra almoçar e só chega à noite, mesmo assim não da pra suportar a demanda, principalmente agora com a escassez de água e as chuvas não foram suficientes para encher as cisternas” disse o coordenador.

mauricio

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Valença, Francisco Xavier, diz que a estiagem está fazendo com que muitos agricultores abandonem o campo e procurar outras ocupações para sustentar suas famílias. “Alguns partem para a construção civil e muitos vão mesmo para o corte da cana que nessa época é uma opção que resta” disse o presidente.

presidente

E para piorar ainda mais a situação, o governo de estado disse que não está mais recebendo recursos para custear a Operação Carro-Pipa. Com isso, 230mil pessoas no Piauí passam a depender exclusivamente da água distribuída pelo Exército Brasileiro.

Em nota, o Ministério da Integração Nacional informou que a Operação Carro-Pipa do governo federal continua e que 568 caminhões circulam em 69 municípios no estado. Sobre o abastecimento feito pelo exército, a nota confirma que é uma forma de otimizar e zelar pela aplicação dos recursos.

A secretária de Defesa Civil, Simone Pereira, espera que até a próxima sexta-feira (08) seja regularizada a distribuição de água para as quase 230 mil pessoas atendidas pelos carros pipas no estado que será custeada pelo tesouro do estado.

Nova Imagem (2)

VEJA O VÍDEO

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

1 COMENTÁRIO

  1. Para o bom entendedor sabe muito bem que o Governo Federal dá Senhora Dilma está fazendo, simplesmente está chamando os Brasileiros de Burro principalmente os Nordestino. Acorda meu povo Falta SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA E SEMPRE NESTA ÉPOCA FALTA ÁGUA, gente é facil resolver tudo isso com tanto dinheiro esperdiçados, só pará vocês ter uma ideia, para aumentar o dinheiro para a campanha de DILMA resolveram retirar todo o asfalto em parte da BR 316 que é hoje um tapete para botar outro sem nessecidade isso é um abuso do poder,São Paulo está prestes a um caus com os reservatório de água todos abaixo do limite de tolerança e a presidenta fazendo asfalto onde não precisa, porque aqui nós vivemos de favor e não falamos nada com medo de perder o pouco que temos é triste.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui