O Terminal de Integração Santa Lia, localizado na Zona Leste de Teresina, começou a funcionar nesse sábado (3). Com esse novo terminal, o sistema de integração da Zona Leste ficou completo.

O terminal irá atender 37 bairros da capital e é o sexto a ser entregue na capital. O terminal tem linhas alimentadoras, troncais e interterminais que fazem o translado dos usuários. A identificação A4, que aparece no letreiro dos ônibus, significa que o ônibus inclui em seu trajeto o terminal Santa Lia.

Terminal Santa Lia começa a funcionar neste sábado (3) — Foto: Reprodução/TV Clube

TV Clube esteve no local na manhã deste sábado e conversou com usuários do transporte público, que reclamaram da demora para os ônibus deixarem o terminal e da lotação.

“Tá muito cheio o ônibus. É o primeiro dia mas está lotado. Eu acho um absurdo, isso aqui é uma falta de respeito com as pessoas. Ficou mais lotado ainda depois do terminal”, disse uma usuária.

O Terminal Santa Lia vai atender 37 bairros da região — Foto: Reprodução/TV Clube

O diretor da Superintendência de Transportes e Trânsito (Strans), Francisco Nogueira, informou que os fiscais estão observando a dinâmica do terminal para que ajustes sejam feitos. Segundo ele, a opção será um ônibus reserva disponibilizado pelas empresas em caso de lotação.

“Vão ficar vários carros de reserva, de acordo com a capacidade da frota, e criar nesse horário um ônibus extra. Na hora que tiver gente aqui que não for embarcado naquele horário que está na tabela e foi prometido, manda entrar um reserva, acomoda todos esses que estão e vai a viagem”, disse.

Confira algumas mudanças:

Linhas Alimentadoras (terminal para bairro)

As linhas 405 e 513 agora serão atendidas pela linha A431 (Planalto Uruguai/Vila Uruguai via Terminal Santa Lia). As linhas 245HD e 522HD serão atendidas pelas linhas A432 (Miriam Pacheco/Árvores Verdes via Terminal Santa Lia). As linhas 245 e 522 serão atendidas pela linha A433 (Vale do Gavião/Santa Bárbara via Terminal Santa Lia). As linhas 404 e 512 serão atendidas pela linha A434 (Vila Bandeirante via Terminal Santa Lia).

Linhas Troncais (terminal para o centro)

As linhas troncais serão a T431 (Terminal Santa Lia – Centro via Dom Severino); T432 (Terminal Santa Lia – Centro via João XXIII) e T433 (Terminal Santa Lia – Centro via João Antônio Leitão/Jóquei Clube). As linhas T431 e T432 passarão na Praça do Fripisa e Praça da Bandeira. Já a T433 passará na Praça do Fripisa, Praça da Bandeira e na Avenida Campos Sales.

Linhas Interterminais (terminal para terminal)

As linhas 402, 403HD, 404, 503HD e 512 agora serão atendidas pela IT04 (Terminal Zoobotânico para Terminal Santa Lia). As linhas 403, 503, 403HD e 503HD agora serão atendidas pela IT05 (Terminal Santa Lia para Terminal Zoobotânico).

Mudanças no trânsito

Moradores reclamam da mudança no trânsito da região — Foto: Reprodução/TV Clube

A Avenida Antonieta Bulamarque teve mudanças nesta semana no cruzamento com a rua Ângelo Martins Pessoa devido à abertura do terminal, próximo ao conhecido balão do Planalto Uruguai. Segundo a Superintendência de Transportes e Trânsito (Strans), onde havia um retorno não será mais possível fazer a conversão à esquerda e no local foi colocado um semáforo. Os moradores da região reclamam das mudanças.

“A gente está sem entender isso aqui. A gente não sabe se entra para a esquerda ou direita e realmente está gerando uma confusão na cabeça dos moradores e principalmente o acesso para o terminal onde o Santa Lia vai receber e as pessoas tem dificuldades em saber como isso vai acontecer”, reclamou Martins Costa Filho, líder comunitário da região.

Na Avenida João Antônio Leitão, no bairro Piçarreira, recebeu desde o dia 6 de julho dois semáforos no cruzamento com a Rua José Torquato Viana e com a Avenida Horácio Ribeiro. A mudança já visava otimizar o trânsito no entorno do terminal.

Rotatória fica no cruzamento das Avenidas Zequinha Freire e Horácio Ribeiro. — Foto: Lorena Linhares/G1

No cruzamento da Avenida Horácio Ribeiro com a Avenida Zequinha Freire foi instalada uma rotatória onde havia um retorno. No local, no início, houve acidentes devido à mudança.

Bairros atendidos

Esse espaço vai atender a população dos bairros Árvores Verdes, Campestre, Giovane Prado, Morada do Sol, Novo Uruguai, O Sonho Não Acabou, Parque Universitário, Piçarreira, Planalto Uruguai, Porto do Centro, Primavera Leste, Residencial Miriam Pacheco, Residencial Sigefredo Pacheco I, II e III, Residencial Wilson Martins Filho, Samapi, Santa Isabel, Santa Lia, Satélite, Taquari, Vale do Gavião, Vale Quem Tem, Verde Lar, Vila Bandeirante I e II, Vila Firmino Filho, Vila Fraternidade e Moradia, Vila Isabel, Vila Madre Teresa, Vila Maria, Vila Padre Cícero, Vila Samaritano, Vila Santa Bárbara, Vila São José, Vila Teresa Britto e Vila Uruguai.

Fonte: G1 PI

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui