A Prefeitura de Valença do Piauí, sob a gestão do Prefeito Marcelo Costa, por meio da Secretaria Municipal de Educação – SEME, liderada pela Secretária Iara Costa, realizou nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, um encontro de gestores marcando o início da “Jornada Pedagógica 2026” e a abertura oficial do ano letivo de 2026.
Um momento de celebração e planejamento: No primeiro dia aconteceu o encontro com Diretores, na senciência foi a vez do encontro participativo com os professores.
– Reencontro dos profissionais da educação
– Planejamento estratégico para o ano letivo
– Reafirmação do compromisso com a educação de qualidade no município
– Destaque para as conquistas alcançadas em 2025
A secretária Iara Costa destaca os avanços:
– Apresentação das ações desenvolvidas pela SEME
– Destaque para os bônus alcançados e os desafios superados
– Compromisso renovado com a educação e o futuro das crianças valencianas
A “Jornada Pedagógica” é um momento importante para refletir sobre os caminhos da educação em Valença do Piauí e planejar um ano letivo de sucesso! O prefeito Marcelo Costa e a secretária Iara Costa usaram as redes sociais para emitir nota de agradecimento.


A secretária municipal de Educação Iara Costa destacou as ações desenvolvidas e os bônus alcançados na sua gestão.
“Avançamos de forma concreta na valorização dos profissionais da educação, garantindo o terço de férias com 45 dias. Somando isso, conquistamos o reajuste salarial de 8%, resultado de diálogo, planejamento e responsabilidade. Tambémk avançamos nos resultados do SAEPI, além de tantas outras conquistas e ações de desenvolvimento, refletindo uma gestão comprometida com toda a rede de ensino“.
“Investimos na infraestrutura das escolas, com reformas, ampliações, construções e melhorias nos espaços físicos, garantindo ambientes mais seguros, acolhedores e adequados ao ensino e aprendizagem. Além disso promovemos formações e encontros pedagógicos, fortalecendo o trabelho docente a gestão escolar e o bem-estar de estudantes e profissionais“.
Finalizando a secretária Iara disse, “Que esta Jornada Pedagógica seja um espaço de fortalecimento, planejamento e renovação de compromissos. Seguimos confiantes de que, juntos, continuaremos avançando e garantindo uma educação pública cada vez mais forte e transformadora. Sejamos todos bem-vindos e enhamos uma ecxcelente jornada Pedagógica“, concluiu a Secretária Municipal de Educação Iara Costa.













