27.2 C
Valença do Piauí
13/ setembro/ 2025
PUBLICIDADE

Secretaria de Segurança Pública do Estado Piauí, promoveu capacitação na segurança em Valença do Piauí (veja fotos)

+NOTÍCIAS

A Secretaria de Segurança Pública do Estado Piauí (SSP-PI), através Secretaria da Mulher do Piauí (Sempi), realizou nos dias 02 e 03 de setembro, mais uma etapa do curso “Atendimento Humanizado: Segurança Pública com Olhar de Gênero”, voltado para profissionais das forças de segurança do estado. Com o apoio do 23º BPM, essa etapa de formação ocorreu na cidade de Valença do Piauí.

O Curso em questão, tem como objetivo maior, sensibilizar e capacitar os profissionais de segurança, para o atendimento humanizado às mulheres em situação de violência e prevenir a revitimização, contribuindo para reduzir cada vez mais os índices de feminicídio em Valença do Piauí e os 14 municípios da confedereação valenciana Vale do Sambito e no estado do Piauí como um todo.
O curso aconteceu no auditório do Fórum da Comarca de Valença do Piauí e foi direcionado para policiais militares, comandantes dos GPMs, dos 15 municípios e demais agentes de segurança da confederação valenciana Vale do Sambito, Polícia Civil, Polícia Federal, PRF, GCM e Strans.

A Superintendente de Cidadania e Defesa Social, Tenente Coronel Elizete Lima, destacou a importância da capacitação.

PUBLICIDADE

A gestão Chico Lucas da Segurança Pública se preocupou desde cedo em capacitar os nossos policiais civis, militares, bombeiros para um atendimento cada vez mais humanizado e capacitado para receber adequadamente eventuais vítimas de violência, principalmente as mulheres, porque entre as razões pelas quais as mulheres têm dificuldade de denunciar aqui está o atendimento que às vezes a revitimiza”, explicou.

Ela acrescentou que o objetivo é qualificar os profissionais de diversas áreas. “Então a ideia é a gente trazer profissionais da área da segurança pública e também da assistência social e da psicologia e capacitar esses profissionais para quando eventualmente essa mulher decida romper o medo, romper a vergonha e quando ela decida fazer a denúncia, ela seja acolhida adequadamente, instruída e protegida. Então essa é uma preocupação nossa na gestão do Dr. Chico Lucas”, destacou.

A Tenente Coronel também frisou a descentralização da iniciativa.

Nós temos percorrido todo o território do Piauí, estivemos já em União, estivemos em Parnaíba, Picos, Floriano e agora é a vez de Valença. Então, é também uma determinação do nosso secretário a gente descentralizar, porque muitas vezes os cursos ficavam apenas em Teresina e os profissionais do interior do Estado ficavam, vamos dizer assim, à margem dessas capacitações que também visam a gente reciclar, porque a lei Maria da Penha sofre mudanças anualmente, às vezes. Então, as pessoas precisam se reciclar, esses profissionais precisam aprender o que as novas normas trazem de diretrizes para esse atendimento”, frisou.

O subcomandante Major Santos, coordenador da Patrulha Maria da Penha de Valença do Piauí, também ressaltou os benefícios do curso.

“Nós estamos aqui imbuídos, responsáveis aqui na coordenação da Patrulha Maria da Penha e aqui se faz presente também policiais que fazem parte da Patrulha Maria da Penha, e o bom é que cada policial militar, independente dele fazer parte da Patrulha ou não, ele já vai sair daqui capacitado para atuar nas ruas, para ter esse olhar sensível agora de tratar bem a mulher que já é vítima. Então, com essa qualificação, ela vai servir para que ela não seja revitimizada por algum atendimento, algum atendimento mal feito da nossa parte”, ressaltou.

Já o comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar de Valença, Tenente-Coronel Assis, agradeceu a realização da formação na região.

“É realmente um curso muito importante, queremos agradecer ao senhor secretário de Segurança por ter enviado pessoas aqui para ministrar esse curso, pessoas capacitadas para ministrar esse curso aqui na nossa região de Valença. Aqui nós temos, além de Valença, 14 municípios, que estão aqui presentes, são dois dias de curso, dois dias aqui de aprendizado e com certeza vai ser muito proveitoso”, disse.

Ele ainda destacou o trabalho desenvolvido pela Patrulha Maria da Penha no município. “Nós temos aqui também a nossa Patrulha Maria da Penha, que faz um excelente trabalho sobre a coordenação aqui do Major Santos, nós estamos focados, no intuito de inibir ou minimizar essa questão da violência, da violência doméstica. É uma das prioridades essas ações de combate no tocante à violência doméstica”, reforçou.

           

Por: WWW.valencaonline.com

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

+LIDAS DA SEMANA

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

+RECENTES

PUBLICIDADE