SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

 

Valença do Piauí – Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Turismo lança campanha (Natal feliz)

As Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Turismo de Valença do Piauí lançou a campanha “Natal Feliz”, Doe uma Garrafa Pet. A campanha tem como objetivo arrecadar muitas e muitas garrafas pets.

Podem ser doadas garrafas pets de 2 litros, 1 litro, 1 litro e meio, além de garrafinha de pitchula. Participe você também dessa campanha e contribua, para Campanha Natal Feliz.

As pessoas que doarem a partir de 30 garrafas pet, irão ganhar 03 cupons para concorrer a sorteios de brindes nas escolas das rede municipal. ATENÇÃO, o posto de arrecadação das garrafas, fica na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, na Praça José Martins ao lado da Câmara de Vereadores.

Arte divulgação

Fonte: SAECOM / por: Valencaonline.com

______________

Valença do Piauí – Unidade Escolar Amando da Costa Lima comemora o Dia do Professor (veja Fotos)

No inicio da noite desta sexta-feira 15 de outubro a Unidade Escolar Amando da Ccomemora osta Lima em Valença do Piauí, através da diretora Maria Josefina de Sousa (Mariinha) como é conhecida, a coordenadora Elzair Pereira e as secretárias Cícera Barbosa e Carol Noronha, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEME), promoveram um farto e delicioso jantar em homenagem ao Dia do Professor, com entrega de lembranças  alusiva a data da comemoração, para as professoras e demais servidores da escola, ainda sorteio de brindes para as professoras.

Participaram do jantar representando a SEME, a professora Renata Ferreira Supervisora escolar, que no ato representou a secretária municipal de educação professora Edna Quaresma, ainda a professora Elizabete Moura diretora de educação, professora Iara Costa coordenadora da merenda escolar e a assessora Joana D’arc.

A diretora Mariinha no uso da palavra, falou da importância do professor em sala de aula e fora dela, agradeceu aos professores e demais servidores da escola, parabenizou todos os professores pela passagem do Dia do Professor, agradeceu a imprensa presente nas pessoas do jornalista Gregório Araújo do Portal valença Online e a jornalista Fabiana Santos do Portal V1 em seguida serviu o jantar.

                                                                         

Por: Redação Valencaonline.com

________________

Valença do Piauí – SEME promoveu palestra e jantar em comemoração ao Dia do Professor

A Secretaria Municipal de Educação (SEME) do Município de Valença do Piauí, com o apoio da Secretaria de Comunicação e Prefeitura Municipal em mome do prefeito Marcelo Costa, realizou nesta quarta-feira dia 13 de outubro a comemoração alusiva ao Dia do Professor (15/10). A secretaria de educação professora Edna Quaresma no uso da palavra na abertura do evento, informou aos presentes que o motivo da comemoração antecipada, foi pensando no feriado prolongado propício a um passeio.

A secretária falou da importância de ser professor, “professor não é apenas uma profissão, é paixão, uma vocação, é ser mudança, é importar-se com o outro. Hoje é dia de prestar homenagem àqueles que todos os dias com sua dedicação, esforço e paixão cuidam das mentes do amanhã“, pontuou Edna Quaresma.

Alem de professores, diretores, coordenadores, estava presente a secretária municipal de comunicação Mauricelia Sousa, o vereador Devado Nunes e a vereadora Edilza do Vale que representou o prefeito Marcelo Costa, que está em viagem, ainda Carlos Wagner presidente do Sindicato dos servidores públicos municipais de valença do Piauí.

O evento teve como palestrante a professora Ana Dilma e a professora Ana Lopes Coordenadora do Programa Volta ao Novo e que ambas explanaram o tema: Professor… “Nova Mente”. Após a palestra houve sorteio de brindes e foi servido um farto e  delicioso jantar.

A Secretaria agradeceu a presença de todos e desejou um feliz Dia do Professor. Edna Quaresma disse Para o valencaonline.com que, “promover um evento tão bonito como este, é o minimo que podemos fazer, significa reconhecer a grandeza de um educador, de um mestre, que até em horas de folgas trabalha, sempre está planejando o melhor para ensinar, educar, sempre com dedicação e perfeição, fica aqui os meus sinceros parabéns aos meus colegas professores pela passagem do (Dia do Professor)“, finalizou Edna Quaresma, secretária municipal de educação.

                                                                                                    

Por: Redação Valencaonline.com

____________________________________

Valença do Piauí – SEME promove palestra para professores  diretores e coordenadores pedagógico da rede municipal de ensino

A Secretaria Municipal de Educação (SEME) de Valença do Piauí, através da secretária de educação Edna Quaresma, convida professores, diretores e coordenadores pedagógico da rede municipal de ensino, para participarem de um palestra Motivacional intitulada com o tema: Professor…“Nova Mente”.

O evento acontece hoje 13 de outubro às 18h00, de forma presencial obedecendo o protocolo da saúde e Vigilância Sanitária, será na quadro do Fórum da Comarca de Valença do Piauí e de forma on-line para aqueles, que preferir ficar em casa.

Atenciosamente

Edna Quaresma – Secretaria municipal de Educação

Por: Valencaonline.com

______________________________________________

Valença do Piauí – SEME entregou o Terceiro Kit de Alimentação Escolar para os alunos da zona rural

Na última quarta-feira 06 de outubro, a Secretaria Municipal de Educação (SEME) de Valença do Piauí, através de sua secretária  Edna Quaresma e a coordenadora da merenda escolar Iara Costa, com o apoio da Prefeitura prefeito Marcelo Costa, fizeram a entrega do (Terceiro Kit de Alimentação Escolar) aos alunos da zona rural, que permanecem em ensino remoto.

Nesta oportunidade receberam o kit, os alunos das unidades escolar das comunidades izidoria, buritizal, palmeirinha, campos, tabuleta, ponta da água, aparecida, João Pires e Taboquinha.

A secretária municipal de educação Edna Quaresma, disse ao valencaonline.com que, “é muito gratificante vê nos olhos dos alunos e principalmente de suas mães a alegria e satisfação ao receber o (Kit de Alimentação Escolar), entregue pela Secretaria Municipal de Educação, mesmo sabendo que é um direito dos alunos, nós educadores ficamos também, muito felizes em poder colaborar com essas e outras ações em beneficio da educação“, pontuou Edna Quaresma.

Fotos: Ascom / SEME

            

Por: Redação valencaonline.com

_______________

Valença do Piauí – Prefeitura Municipal realiza reunião para formação da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF

A Prefeitura de Valença do Piauí realizou na tarde desta sexta-feira 08 de outubro, uma reunião para formação da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF. O evento aconteceu no auditório do Fórum Municipal e contou a presença da articuladora do Selo Unicef, Secretários, mobilizadores e representantes das entidades.

A abertura do evento contou a apresentação do grupo de flauta formado por crianças e adolescentes, acompanhadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo da Assistência Social. As crianças e adolescentes tocaram e cantaram o hino de Valença.

Aberto para falas, a articuladora do Selo Unicef, os secretários, mobilizadores e representantes das entidades envolvidas destacaram a importância de se unirem em busca do selo.

A articuladora Renata Ferreira, fala da formação da comissão para mobilização de trabalhos que tragam bons indicadores para o município.

Hoje efetivamente se instala a Comissão Intersetorial do Selo Unicef e os nossos trabalhos na corrida pelo Selo vai acontecer a partir da formação desta comissão. Essa comissão vai entrar em dialogo e nós vamos saber e ver as ações que serão desenvolvidas para corrida da conquista do Selo”, explica a articuladora.

A Secretaria de Educação Edna, conta que a pasta já tem realizado ações que irão contribuir com o município no êxito da conquista do Selo.

A Educação já vem desenvolvendo um trabalho com programas voltados para crianças e adolescentes, que é o nosso público, nós já estamos desenvolvendo várias ações que já irão contribuir para a conquista do Selo, para as políticas públicas que contemplem nossas crianças e adolescentes”, frisou a Secretária Edna.

A Secretária Municipal de Assistência Social Suzana Alexandrino, enfatiza a necessidade de todas as pastas trabalharem na busca pela certificação do Selo Unicef e reafirmou o compromisso da sua pasta.

As crianças e adolescentes são o nosso futuro, o futuro da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país. Eu estou satisfeita por estarmos andando assim em passos largos, claro, que o Selo ele demora, o selo é uma edição de 2021 a 2024, até conquistar esta certificação tem muito trabalho pela frente e é importante que todas as áreas envolvidas assumam realmente efetivamente esse compromisso e nós da Secretaria Municipal de Assistência Social já afirmamos publicamente e nós já estamos desenvolvendo ações para que dê certo”, afirma Suzana Alexandrino.

A Comunicação Municipal também entra com seu papel de divulgar e articular as ações realizadas pelas demais pastas, a Secretária de Comunicação Mauricelia Sousa, conta como esse trabalho é feito.

A Secretaria de Comunicação entra com o papel fundamental de divulgar quais são essas ações, quais são essas políticas que está à disposição das crianças e adolescentes do município de Valença do Piauí, como também de colaborar com todas as pastas que são estratégicas, nós sabemos que dentro do guia tem cinco secretarias que são estrategicamente fundamentais para conquista do Selo, dentre elas está: Educação, Saúde, Assistência Social, Esporte e a Comunicação, as quatro para desenvolver ações e a comunicação para divulgar as ações e desde já nos colocamos a disposição de estar colaborando com os demais órgãos para que as políticas realmente possam acontecer”, disse a Secretária de Comunicação Mauricelia.

Os membros formados para Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância Adolescência do Selo Unicef para edição 2021 – 2024 do município de Valença do Piauí, estarão à frente dos trabalhos e articulações para que o município consiga a certificação do Selo Unicef.

Formação da Comissão: Articuladora Municipal, Mobilizador de Adolescentes, Liderança Adolescente (NUCA), CMDCA, Conselho Tutelar, Sec. de Educação, Sec. de Saúde, Sec. de Esporte e lazer, Sec. de Cultura e Turismo, Sec. de Assistência Social, Sec. de Administração, Sec. de Comunicação, Mobilizadora da Saúde, Mobilizadora da Educação, Mobilizadora da Assistência Social e Coordenadora Busca Ativa Escolar. Com informação Secom/PortalV1.

_______________

Valença do Piauí – Secretária municipal de educação e a coordenadora da merenda escolar visitam escolas da zona rural

A secretária municipal de educação Edna Quaresma e a coordenadora da merenda escolar a senhora Iara Costa, através da Secretaria Municipal de Educação (SEME), com o apoio da prefeitura Municipal prefeito Marcelo Costa, visitaram algumas unidades escolar da zona rural, acompanhado de perto e agilizando as reformas das escolas.

A secretária e a coordenadora visitaram a unidade escolar Miguel Lidiano na comunidade Isidoria, a unidade escolar Gaudêncio Veloso na comunidade Buritizal, unidade escoar  Ricardo Soares na comunidade aparecida e unidade escolar Félix Barbosa na comunidade Os Campos.

Segundo a secretária os trabalhos de reforma das referidas unidades escolar, estão bem adiantado, logo que terminar, será implantado rigorosamente os protocolos sanitários contra a Covid-19, dando mais segurança aos alunos professores e os demais servidores  em muito breve os alunos estarão de volta em salas de aulas.

               

Por: Redação Valencaonline.com

__________________

Direção da Unidade Escolar Oto Martins Veloso (Caic) preparou uma bela ornamentação para recepcionar alunos e professores na volta as aulas

Na ultima quarta-feira 22 de setembro com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, secretária Edna Quaresma e os trabalhos incansável do diretor da escola professor Renato Batista, coordenadores, professores e demais servidores, para as atividades escolares que serão retomadas na Unidade Escolar Oto Martins Veloso (Caic), no bairro Novo Horizonte em Valença do Piauí. Uma bela ornamentação recepcionou alunos, professores e responsáveis que iniciaram uma nova fase na unidade escolar agora de forma hibrida.

De acordo com o diretor Renato Batista, as aulas presenciais serão realizadas de segunda a quinta-feira, uma vez, que as sextas-feiras, a escola será sanitizada.

Ele acrescentou que os responsáveis que optarem em não levar seus filhos continuarão recebendo as atividades de forma remota, inclusive os da educação infantil. Renato Batista informou ainda que todos os cuidados sanitários estão sendo praticados, sendo assim seguro o retorno das aulas presenciais na Unidade Escolar Oto Martins Veloso (Caic), que conta com uma equipe motivada e preparada para oferecer grandes conhecimentos, além de uma Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Fotos: Reprodução da matéria

Fonte: SECOM/PortalV1

________________

Valença do Piauí – Secretaria Municipal de Educação iniciou as aulas de forma presencial nas escolas da zona urbana

Nesta terça-feira 21 de setembro a Secretaria Municipal de Educação (SEME) de Valença do Piauí, através da secretária de educação Edna Quaresma, com o apoio da prefeitura Municipal, Prefeito Marcelo Costa, informou que foi iniciado as aulas de forma presencial (híbrida), nas escolas da rede municipal de ensino da zona urbana do município, obedecendo os protocolos de higienização sanitária e as normas exigida pelo Ministério da Saúde, Anvisa, Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.

Edna Quaresma informou também, que as unidades escolar da zona rural, permanecerá ainda com aulas de forma remota, obedecendo também, todos os protocolos de higienização sanitária.

Para recepcionar os professores e alunos a direção de cada, escolas fizeram uma bela acolhida todas ornamentada e sinalizadas. A secretária disse ao valencaonline.com que, já foram distribuídas alimentação escolar para as escolas da zona urbana e para as unidades escolar da zona rural serão entregues kits.


                              

Por: Redação Valencaonline.com

_______________

Valença do Piauí – Saúde e Educação realizarão Feira em comemoração ao aniversário da cidade

Aconteceu nesta sexta-feira 17 de setembro, no Centro Social Urbano (CSU), organizado pelas, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação, a Feira da Saúde, um evento alusivo as comemorações do aniversário de 259 anos de Emancipação Política de Valença do Piauí.

Durante o evento teve exposição culturais e foi realizado entre outros procedimentos de saúde, exames e atendimentos pelos médicos, Dr. Helder Oliveira e Dr. Samuel Arraes e ainda sorteio de brindes, no mesmo evento foi entregue para Secretaria de Saúde 06 automóveis 0KM

O Vice-prefeito Rubens Alencar, aproveitou o momento de sua fala e disse, que o município vive é de resgate da esperança pelo trabalho que a administração municipal tem realizado.

É um momento contagiante que resgata a esperança, a alegria, a fé, como eu disse em meu discurso, uma fé que ‘curou o discípulo de São Tomé’ por tantas obras, na saúde a gente está vendo uma gestão muito preocupada e sensível”, o vice-prefeito ainda acrescentou, “este governo, este momento, ele contagia a gente porque traz esperança em todas as frentes, educação, saúde e principalmente o relacionamento com o outro”, destacou Rubens Alencar.

Já a Secretária Municipal de Saúde, Katiane Costa e Silva, lembrou que o evento celebra o aniversário da cidade, bem como chamou a atenção para o Setembro Amarelo.

Hoje estamos comemorando o aniversário da cidade e na oportunidade também estamos comemorando o dia D do Setembro Amarelo, que é o dia de prevenção ao suicídio”, ressalta a Secretária, que ainda destaca a parceria com a Secretaria de Educação, “hoje está envolvido neste evento Educação e Saúde, porque educação está sempre unida com saúde para proporcionar a nossa população uma situação melhor a cada dia”.pontuou a secretaria

A Secretária de Educação Edna Quaresma, em sua fala explicou um pouco do que foi montado para o público na exposição.

A educação não poderia ficar de fora de um evento tão importante que é o aniversário da nossa querida e amada cidade de Valença do Piauí, então, a educação se faz presente sim, trazendo aqui hoje para esse espaço uma mostra ‘memória e história’ da cidade de Valença, uma amostra da Cultura Valenciana onde trouxemos alguns historiadores, algumas lendas”, disse Edna Quaresma.

O Prefeito Marcelo Costa, falou que a Feira da Saúde, juntamente com a Educação coroa o trabalho da gestão municipal, que busca o melhor para os valencianos.

Hoje é um dia que contempla Valença, nós entregando aqui esse material para saúde, entregando carros novos para saúde, Valença é que ganha, já começamos essa comemoração de 259 anos que será na segunda, acredito que hoje com a abertura da Feira da Saúde, da Educação coroar realmente a nossa administração entregando a população de Valença mais saúde, mais educação, e muito mais infraestrutura”, ressalta Marcelo Costa.

Colaboração: Sergio Alves/Portal V1

Fotos: Valencaonline.com

                                                                                                                    

Por: Redação Valencaonline.com

____________

Educação de Valença do Piauí realizará mais uma etapa de distribuição do Kit Alimentação Escolar

A Prefeitura de Valença, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza nessa próxima semana, a entrega do Kit Alimentação Escolar para todos os alunos das escolas municipais.

Nessa semana, os kits serão montados com alimentos adquiridos na empresa vencedora da licitação e os da agricultura familiar e na próxima semana eles serão distribuídos para os pais e responsáveis.

Esta é a segunda distribuição do ano realizada pela Educação Municipal em obediência a Lei nº 13.987/2020, que autoriza em caráter excepcional, durante o período de suspensão das aulas em razão de situação de emergência ou calamidade pública, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aos pais ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas de educação básica.

(imagem de arquivo)

É importante reforçar que o kit alimentação é uma complementação alimentar para o aluno, sendo assim não é uma cesta básica. De acordo com a Secretaria de Educação, cada kit contém:

Arroz, Biscoito Salgado, Flocão, Leite Integral, Sardinha, Batata Doce, Macaxeira, Banana (Creche), Petas, Pão Doce (Creche), Sequilho, Pão Salgado (Creche), Macarrão e Abóbora (Creche).

Os alunos matriculados nas Creches receberão itens a mais em seus kits, em acordo com Cardápio e recomendações do FNDE quanto à composição dos Kits feitos pelos nutricionistas.

Fonte: Portal V1

_________

Valença do Piauí – Professora Edna Quaresma assume a Secretaria de Educação de Valença do Piauí

Nesta segunda-feira 12 de julho a professora Maria Edna de Sousa Quaresma, assumiu a Secretaria Municipal de Educação de Valença do Piauí, a professora Edna já prestava serviços na secretaria de educação.

Ela substituirá a ex-secretária Ivete Xavier, que pediu exoneração do cargo para assumir outra função na própria Secretaria Municipal de Educação.

Maria Edna de Sousa Quaresma

Licenciada em Matemática, com especialização em metodologia da matemática e física e gestão escolar. Professora da rede estadual de ensino, professora da rede particular e UESPI no período regular e especial.

Na rede estadual, ocupou algumas funções como coordenadora pedagógica, diretora de escola e na 7ª Gre, ocupou o cargo de supervisora da EJA e técnica de ensino e gestão.

                     professora Edna Quaresma

Fonte: V1

___________

Valença do Piauí – Secretaria de Educação decide por ensino híbrido no 2º semestre

A Comissão Municipal Escolar de Gerenciamento da Pandemia, juntamente com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação se reuniram nesta quinta-feira (22), para avaliar e decidir como será a forma de se trabalhar no retorno das aulas no segundo semestre em Valença do Piaui.

Com o avanço da vacinação e a diminuição dos casos de covid-19 no município, a comissão entendeu que a Rede Municipal de Ensino adotará o formato hibrido no segundo semestre com todas as adequações e protocolos sanitários. O formato hibrido combina aulas presenciais e remotas.

Após essa decisão, a secretária de educação, Edna Quaresma informou que a secretaria de educação discutirá com as escolas os protocolos sanitários para cada unidade escolar e novas reuniões serão realizadas para definir esse retorno e acompanhar a situação epidemiológica do município.

 Horários fracionados, higienização das unidades escolares, quantidade de alunos por sala de aula, também foi discutido na reunião desta quinta-feira.

Fonte: V1

____________________

Valença do Piauí – Unidade Escolar Miguel Lidiano da comunidade Isidoria realizou Desfile de 07 de Setembro

Na manhã desta terça-feira, 7 de setembro, a Unidade Escolar Miguel Lidiano da comunidade Isidoria na zona rural de Valença do Piauí, realizou desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, com os temas: Meio Ambiente, Folclore, Alimentação Saudável e Esporte, que foram desenvolvidos pela escola durante o primeiro semestre.

Educadores, equipe diretora e demais funcionários da escola acompanharam o desfile nas ruas da comunidade, a maior da zona rural do município.

O desfile foi acompanhado pela comunidade e autoridades como o vice-prefeito Rubens Alencar, vereadora Edilsa do Vale e coordenadoras da Secretaria Municipal de Educação: Renata Ferreira, Ivete Xavier e Rosângela que aplaudiram a beleza e a consciência cívica da Unidade Escolar Miguel Lidiano. Com Informação PortalV1

Fotos: Van Damme Vale