A Prefeitura Municipal de Valença do Piauí através da Secretaria de Saúde, realizaram nesta sexta-feira (19) uma caminhada juntamente com profissionais e usuários dos CAPS e AMENT em alusão a luta antimanicomial.

A caminhada saiu da sede da Secretaria de Saúde e percorreu várias ruas e órgãos de entidades que fazem parte dessa rede como a Promotoria de Justiça, Prefeitura Municipal, Delegacia de Polícia, Fórum Municipal e Polícia Militar que acompanhou todo o ato. O fim da caminhada aconteceu na praça Getúlio Vargas onde profissionais da saúde falaram sobre a luta antimanicomial.

Durante o percurso, o promotor de justiça Dr. Sinobilino Pinheiro, fez questão de deixar sua mensagem de apoio à caminhada pela luta antimanicomial na humanização daqueles que sofrem de algum transtorno psicológico. “Para humanizar o tratamento, humanizar cada vez mais as pessoas que precisam mais de humanidade, esse é o nosso papel de dizer que nós do ministério público, toda nossa equipe está à disposição de todos da rede de proteção”, disse o promotor.

O psiquiatra do AMENT, Dr. André Lauzer, falou como era a forma de tratamento antes da luta antimanicomial. “Antes de toda a luta antimanicomial, assim que o paciente começava a dar algum tipo de trabalho para a família, para sociedade a resposta que se via era trancafiar esse paciente, muitas vezes com internações desnecessárias […], e sem reintegração social”, relata o profissional.

O psiquiatra destaca o dia da luta antimanicomial e as conquistas por formas de tratamento mais adequados e humanizados. É marcado esse dia 18 de maio, a luta antimanicomial pela reforma psiquiátrica para que as internações que ainda são necessárias só existam realmente sobre o critério médico adequado, pelo tempo adequado, com um trabalho multidisciplinar de reintegração do paciente na sociedade”, afirma Dr. André Lauzer.

A secretária de Saúde, Ilana Caetano, ressaltou a realização da caminhada e luta do município para que pessoas com transtorno possam ser tratadas com respeito e exercendo sua liberdade. “Estamos hoje culminando esse projeto que trata da luta contra os manicômios e Valença abraça essa causa porque respeita, porque acredita que a liberdade seja a melhor forma de tratar, porque trancar jamais será tratar”, afirma Ilana Caetano.

Ela conclui enfatizando o compromisso da gestão com essa luta e das parcerias com as demais entidades que fazem parte dessa rede de proteção. “Então, a Secretaria Municipal de Saúde junto com a Prefeitura de Valença vem levar essa mensagem para família, para população e também para todas as instituições que trabalham juntas em defesa da vida e da liberdade”, disse a secretária.

Fonte: V1

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui