Rio Corrente está seco e poderá rapidamente desaparecer para sempre.

O portal de noticias valencaonline.com, deu um giro pela zona urbana e rural da cidade de Valença do Piauí, podemos observar que as águas dos rios da região que são muitos, estão secando com muita rapidez, o portal valencaonline já noticiou algumas matérias referentes a este fenômeno que vem assustando a população, que a pouco anos atrás os moradores tinham como fonte de sobrevivencia para humanos e animais  estes rios que hoje estão secos por conta desta grande estiagem “seca” que assola o Norte Nordeste do Brasil.

Acompanhe na íntegra o que diz nesta reportagem o historiador professor Antonio José ao portal tribuna de valença 

“Rio Corrente nasce no local do mesmo nome através de um boqueirão subterrâneo próximo à pedra do Urubu. Por muito tempo serviu à comunidade especificamente no período da entre-safra.

Rio Corrente é cortado pela a PI 469 que liga Valença a Lagoa do Sitio, bem próximo ao Bairro Barrinha de Valença do Piauí. Corta a propriedade que no inicio do século XX pertencia a Manoel Conrado, escravo do Cel. João Nogueira.

Um dos fatos importantes é a presença do marco da Légua em quadro ser localizado em suas margens ali na atual Barragem. “Segundo a lenda, existia um misticismo numa cachoeira logo após a Barragem rumo à porteira do Sitio Almesqueiras”. Dizia que na Sexta feira da Paixão, meia noite suas águas paravam de escoar.

Isso perturbava o juízo dos moradores e ninguém se arriscava passar lá por perto, uma vez que o fenômeno ocorria em sinal de arrependimento de penitentes que praticavam “sem-vergonhice” no seu leito durante o ano e na sexta-feira santa as almas penadas voltam às águas do corrente para pagar penitência.

Verídico ou não? O fato real é que por muitos e muitos tempo as águas do Rio Corrente serviram para saciar a sede de toda população ribeirinha, onde as lavadeiras lavavam roupas da família e as vezes também servia como fonte de renda para ajudar no sustento da casa. Os produtores rurais utilizavam as águas para cultivar as lavouras e matar a sede dos rebanhos.

O rio também foi cenário para brincadeiras inocentes de crianças, de lindas historias de amores e beijos roubados no fundo das águas geladas e cristalinas, onde casais apaixonados também desfrutavam de romances proibidos nas altas horas da noite e lazer para toda família.

Pois é, toda essa historia ficou só na saudade, nas lembranças e no imaginário de quem viveu essas maravilhas, por que hoje o Rio Corrente encontra-se seco, arquejando, tentando sobreviver uma enorme seca, que segundo os moradores são provocado pelo próprio homem.

E agora o que fazer para salvar Rio Corrente?

Cabe a população buscar as autoridades competentes e juntos buscarem soluções cabíveis para salve este RIO que tanto contribuiu com o desenvolvimento das pessoas que viveu e ainda vivem ao seu redor”.

Vejam imagens do que resta da barragem do Rio Corrente.

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui