Por iniciativa do Conselho Municipal de Saúde, nessa segunda-feira (19), foi realizada uma reunião com a finalidade de buscar soluções para os problemas encontrados na área da saúde pública no município de Valença. O evento abordou, especialmente, as deficiências que atingem os serviços básicos, que nos últimos meses, foram alvos de críticas e denúncias.

A presidente do conselho, Bruna Nogueira, estabeleceu prazos para que os gestores resolvam os problemas que afetam diretamente no desempenho dos profissionais em suas funções, deixando a população sem os serviços essenciais, além de remédios e equipamentos necessários para melhor atender a pessoas que dependem dos serviços.

“É inadmissível que nos postos de saúde, faltem materiais necessários para atender a população. Não justifica faltar álcool para higienizar principalmente as mãos dos profissionais e prevenir contaminações, obrigando os servidores a suspenderem os serviços” lamenta Bruna.

Durante a reunião, alguns profissionais da saúde se manifestaram e destacaram as principais deficiências e os problemas enfrentados nos últimos meses na atual gestão municipal.

Ao usar a palavra, tanto o prefeito como a secretária municipal de saúde, ressaltaram as dificuldades enfrentadas na administração, e que a falta de materiais ocorreu por conta de problemas com o processo licitatório dos produtos. Os gestores firmaram o compromisso de que irão resolver os problemas o mais rápido possível.

Representando os médicos, o diretor do Hospital Regional Eustáquio Portela, Jarbas Matias, falou que as dificuldades existem em qualquer administração, porém quando acontecem casos em que se tem de esperar de licitações, medidas devem ser tomadas em caráter de urgência para não deixar a população sem atendimento.

“Eu prefiro comprar sem licitação, mesmo tendo que me entender com o tribunal de contas depois, do que deixar faltar e não poder atender as pessoas que buscam os serviços no Hospital Regional de Valença” disse o diretor.

Participaram da reunião, o Prefeito Walfredo Filho, a Secretária de Saúde Claudia Roberta, o Secretário de Governo Nonato Lima, Presidente do Conselho Municipal de Saúde Bruna Nogueira, o Diretor do Hospital Regional Eustáquio Portela, Jarbas Matias, membros do conselho municipal de saúde de Valença, servidores que trabalham na área da saúde no município de Valença dentre outros.

DSCN4339

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui