Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Piauí prendeu um homem transportando mais de 2,6 mil pássaros silvestres em gaiolas, de forma ilegal, nessa quinta-feira (17) em Floriano, 244 km ao Sul de Teresina. Segundo os policiais, a maioria dos animais era da espécie Sporophila nigricollis (papa-capim) e havia uma unidade da espécie Cacicus cela (xexéu).
Inicialmente, a PRF havia informado que havia 1,2 mil aves, mas após recontagem, contatou-se que havia 2,6 mil espécimes nas gaiolas. Os agentes abordaram um carro popular conduzido por um homem de 30 anos e, ao fiscalizar o interior e o porta-malas, encontraram uma grande quantidade de pássaros silvestres que, de acordo com os policiais, eram transportados em condições totalmente degradantes.
Aos policiais, o condutor afirmou que os pássaros estavam sendo levados de Barão de Grajaú, no Maranhão, para serem vendidos em fazendas no município de Regeneração, no Piauí.
A polícia alerta que a ação é crime previsto no artigo 29 da Lei 9605/98, caraterizado por “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente”.
Os pássaros serão entregues ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), segundo a PRF, para que retornem ao habitat natural de forma segura.
Ainda na tarde de ontem, a PRF apreendeu 3 pássaros que eram transportados ilegalmente em Teresina. Ao todo, em 2017, a PRF já apreendeu 1.233 animais silvestres vivos transportados ilegalmente nas rodovias federais do Piauí.
Fonte: G1-PI