38.2 C
Valença do Piauí
12/ agosto/ 2025
PUBLICIDADE

Prefeitura e SEME realizou o II Fórum de Educação Inclusiva de Valença do Piauí

+NOTÍCIAS

 

A Prefeitura Municipal de Valença do piauí, (gestão do prefeito Marcelo Coa), por meio da Secretaria Municipal de Educação(SEME) e CAEE, através da secretária de educação professora Iara Costa, realizou nos dias 07 e 08 de agosto, no auditório professora Maria dos Prazeres o II Fórum de Educação Inclusiva de Valença do Piauí, onde Marcaram presença no evento, autoridades municipais, educadores, profissionais da educação e familiares.

PUBLICIDADE

O II Fórum de Educação Inclusiva de Valença do Piauí, teve com palestrante o professor Jefferson Oliveira e a Dra. Liriely Fortaleza, que receberam aplausos do auditório lotado por profissionais da educação do município, estadual e federal. No final do evento, foi sorteados brindes, entre os participantes presentes.

Uma realização da Prefeitura de Valença do Piauí (prefeito Marcelo Costa), através da Secretaria Municipal de Educação(SEME) e do Centro de Atenção Especializada em Educação (CAEE), que teve como objetivo disseminar a inclusão de Valença do Piauí. Vale ressaltar que, inclusão é o ato de acolher, respeitar e garantir a participação plena de todas  as pessoas na sociedade, independentemente de suas diferenças, seja elas físicas, intelectuais, sociais, culturais, religiosas, étnicas de gênero ou orientação sexual.

Incluir, não é excluir ninguém por causa de suas características, limitações ou diferenças. É criar ambientes acessíveis e justos, onde todos tenham as mesmas oportunidades de crescer, aprender e viver com dignidade.

No primeiro dia do evento a secretária municipal de educação Iara Costa, usou da palavra e declarou aberto o II Fórum de Educação Inclusiva de Valença do Piauí.

É com imensa satisfação e um profundo senso de responsabilidade que os recebo hoje aqui no Fórum de Inclusão, autoridades presentes, educadores, profissionais da educação e familiares. Este é um momento de união, de diálogo e, acima de tudo, de ação. A inclusão, para nós, não é uma meta distante; é o nosso ponto de partida. Ela está na base de tudo o que fazemos e acreditamos“, frisou a secretária Iara Costa.

Por muito tempo, a educação foi pensada a partir de um modelo único, onde o estudante precisava se encaixar no sistema. Hoje, a nossa visão é radicalmente diferente: é o sistema que deve se adaptar a cada estudante. Devemos construir escolas que acolham, valorizem a diversidade e que entendam a diferença e um problema a seja resolvido. A verdadeira inclusão acontece quando cada criança, cada jovem e cada adulto se sente visto, ouvido e respeitado“, pontuou Iara Costa.

Este fórum é uma oportunidade única para trocarmos experiências, para aprendermos uns com os outros e para construirmos, juntos, as estratégias que vão transformar nossas escolas em ambientes verdadeiramente inclusivos. Nossos debates aqui não podem ficar apenas na teoria. Eles precisam se traduzir em políticas públicas eficazes, em capacitação contínua para os nossos profissionais e, principalmente, em práticas pedagógicas inovadoras que cheguem a cada sala de aula“, comentou a secretária.

O desafio é grande, eu sei. Mas a nossa capacidade de superação é ainda maior. O futuro da nossa educação depende do nosso compromisso com a igualdade de oportunidades. Ele depende da nossa coragem para enfrentar barreiras e preconceitos e da nossa dedicação para garantir que nenhum estudante seja deixado para trás. Que esses dois dias de trabalho sejam inspiradores e produtivos. E que, ao sairmos daqui, levemos a certeza de que a inclusão é o caminho mais justo, mais humano e mais eficaz para a educação que todos nós merecemos” Concluiu a secretária Iara Costa.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

+LIDAS DA SEMANA

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

+RECENTES

PUBLICIDADE