A Prefeitura de Valença do Piauí por meio do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor PROCON de Valença do Piauí, realizou na noite desta segunda-feira 1º de dezembro no auditório Professora Maria dos Prazeres na SEME a “Primeira Roda de Conversa“. Um momento de diálogo, oritação e parceria em porl do fortalecimento das relações de consumo no município.
O encontro buscou aproximar o PROCON dos empreendedores valencianos, foi uma importante oportunidade onde esclareceu dúvidas e a forma de construir práticas de forma conjunta, que pode favorecer o equilíbrio e a confiança entre consumidor e comercio local. Participara do encontro,pequenos, médios e grandes comerciantes e empreendedores e consumidores.
O presidente da CDL Valença do Piauí, empresário Indelson Melão, destacou a importância do encontro. “Com certeza, esse é um momento ímpar para Valença, porque o Procon chegou em Valença, muita gente se assustou e nós fizemos essa provocação e aconteceu essa grande reunião mostrando a função do Procon e a função do comércio então a gente vai ter uma união, uma parceria e com certeza vai ser muito bom para todos”, continuou o presidente.
“Quando a cidade vai crescendo, vai começando a aparecer as suas diversidades então as instituições governamentais vão chegando na cidade e ela vai ter que começar a se ajustar e é isso que está acontecendo chegou o Procon amanhã ou depois vai chegar a Polícia Federal, vai chegar o IBAMA e assim sucessivamente”, disse.
Dra. Naíra Stevanato, promotora de Justiça também avaliou o encontro. “A gente quis aproveitar esse momento de compras de final de ano, de compras por conta das promoções da Black Friday para abrir essa roda de conversa para os fornecedores trazerem até a gente as demandas, os receios que eles têm em relação ao Procon e essa atuação nessa relação comercial e também para a gente fazer essa troca de conhecimento entre fornecedores e consumidores e melhorar essas relações de consumo daqui para frente”, continuou a promotora.
“O fornecedor pode tirar dúvidas com o Procon, pode, inclusive no caso dele ser demandado, receber algum tipo de notificação, pode ir até o Procon para saber como responder, como que é feita a prova enfim, o Procon também existe como um mecanismo que subsidia a atuação do fornecedor”, afirmou.
A advogada Dra. Camila Cortez coordenadora municipal do Procon, comemorou a grande participação no evento. “Estou muito, muito feliz porque esse evento foi planejado semanas e semanas e eu estou extasiada, estou felicíssima com a adesão dos empresários de Valença percebi aqui o rosto de grandes empresários da região, de representantes dos bancos, autoridades locais, representantes de outras prefeituras eu considero que esse evento foi um enorme sucesso”, disse e continuou.
“Dia 19 de dezembro nós vamos completar três meses de Procon com mais de 50 atendimentos realizados, acordos firmados, audiências realizadas, sucesso em alguns procedimentos e isso é só o início dos trabalhos eu vejo uma adesão muito boa ao Procon e no próximo ano a gente quer trazer mais e mais inovações. Então em menos de três meses de Procon a gente já mostra esse sucesso e que esse sucesso continue cada vez mais”, concluiu Dra. Camila Cortez.















