A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (13/08), a indicação do desembargador Carlos Augusto Pires Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), para ocupar uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ) destinada ao Ministério Público.
A indicação segue agora para votação no plenário do Senado. Durante a sabatina na CCJ, o magistrado afirmou que a inteligência artificial não pode substituir o trabalho de um juiz, destacando a importância da empatia humana nas decisões judiciais.
Carlos Pires Brandão, indicado para a vaga decorrente da aposentadoria da ministra Assusete Magalhães, obteve 63 votos a favor e um contra, com uma abstenção.
Após a aprovação no Senado, o próximo passo será a nomeação dos indicados pelo presidente da República e, na sequência, o STJ poderá marcar a sessão solene para a posse dos novos ministros.
O futuro ministro tem uma ligação muito forte com a região valenciana, inclusive com moradia na zona rural de Aroazes. É líder dos projetos Rota do Homem Americano e da Cavalgada da Missão que revivem passagens históricas na região valenciana e no Piauí.
Foto: “Reprodução da Matéria/Crédito do autor”
Fonte: “Matéria reproduzida do Prtalv1”