Valencianos, o Padre Raimundo Nonato de Oliveira Marques, filho de União-Piauí, foi homenageado pelo seu centenário de vida, dentre os quais 76 foram sacerdotais.

Um desfile saindo com frente ao colégio Santo Antônio por ele fundado, ex-professores e ex-alunos vestidos nos fardamento daquela época, dos cursos ginasial, normal e contabilidade desfilaram ao som de uma das bandas de musica do Município, formando um emocionante desfile, onde o homenageado desfilou em carro aberto ladeado pelos padres Klebert Viana e Carlito.

Na igreja de Nossa Senhora do Ó e Conceição, outra grande homenagem marcou a vida de padre Marques, uma missa ministrada pelo padre António Carlos, emocionou o nataliciante.

Mensagens, cantos, discursos de agradecimento e canto de parabéns emocionou o padre Marques que já cansado do percurso do desfile ainda teve folego para agradecer a todos e por tão bela homenagem. “Tudo que aqui vejo é absolutamente admirável, só mesmo nosso senhor e a virgem do Ó, poderá agradecer minha família, meus amigos e os colegas padres, de modo especial os padres Klebert Viana e Antônio Carlos, pela alegria que invade meu coração neste dia, disse.

O padre Klebert Viana disse que, o tinha como um pai, que era seu conterrâneo, mas antes de tudo um exemplo de fé, trabalho e solidariedade que, ali era um momento único, 100 anos se completa só uma vez, motivo maior de tanta alegria e homenagens.

Ao final da celebração o CONDESTÁVEL DA CONFRARIA DO ESPIRITO SANTO Doutor José Luís de Paiva Igreja, assinou um livro de arrecadação de fundos para erguer uma ESTÁTUA em bronze em tamanho original da imagem do padre Marques, para ser posto em frente ao colégio Santo Antônio em data posterior, ele conclamou aos Valencianos e visitantes para colaborar para a realização de mais esta homenagem, o Doutor José Luiz de Paiva Igreja, iniciou a oferta com um lavor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

Após a celebração, foi servido um coquetel aos presentes no Ádrio da Igreja e em seguida um jantar no espaço festivo do sindicato dos trabalhadores rurais de Valença.

O padre Marques é hoje uma das maiores referencia viva da EDUCAÇÃO de Valença do Piauí e confederação Valenciana hoje Vale do Sambito.

01

Fonte: Lindomar Amâncio

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns, Pe. Marques, meu padrinho e adotivo pai! Referência ímpar do meu salto de civilidade… Sim, também estive a desfilar, nesse dia 13/2/2016, junto aos meus Colegas Ginasianos do Colégio Santo Antônio. Em sua fonte de Educação com disciplina, continuarei a saciar-me da cristã e inquebrantável fé no Deus Criador, da determinação em referência de crescimento enquanto pessoa humana, da gratidão e respeito ao meu próximo. Necessário também é reconhecer o esforço hercúleo da sua sobrinha e nova Mãe adotiva, a Professora Maria do Amparo Coêlho Oliveira, pelo abnegado desprendimento com que cuida do Tio, por tão artística e espirituosa construção e coordenação das homenagens daquele dia. Penitencio-me, todavia, porque sem a necessária antecedência ao evento, não consegui publicar alguma experiência do nosso convívio com o Pe. Marques, nem recitar ou mesmo cantarolar a valsa “Bodas de Prata do Colégio Santo Antônio”, dentre tantas peças outras de sua intelectualidade musical e poética. Meu sinceramente profundo agradecimento por me haver acolhido em sua administração. E o Deus Criador nos proteja, agora e sempre! Abraços afetuosos da Família do Pedro M. Pimentel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui