Instituto Veritá apresenta primeira pesquisa que aponta vitória de Bolsonaro no 2o turno. Enquanto o Ipec lança nova pesquisa com vantagem de Lula.

Ipec (ex-Ibope) versus Instituto Veritá. Cada pesquisa coloca um candidato à frente. Veritá é a primeira a apontar vitória de Bolsonaro no 2º turno.

De acordo com levantamento nacional do Instituto Veritá, o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), lidera em intenções de voto para o segundo turno das Eleições de 2022. “Matéria de 18 de outubro de 2022”.

Foto: Reprodução da matéria

Bolsonaro tem 51,2% dos votos válidos no 2º turno, aponta pesquisa do Instituto Veritá. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) soma 48,8% dos votos válidos.

Essa é a primeira pesquisa que aponta um cenário com vitória de Jair Bolsonaro no segundo turno.

Os dados da pesquisa estimulada apontam Bolsonaro com 51,2% dos votos válidos e Lula com 48,8%. Nesta modalidade de pesquisa, os nomes dos candidatos são apresentados.

Na pesquisa espontânea, em que os eleitores não são informados sobre os candidatos, Bolsonaro também está à frente. O atual presidente aparece com 47,3% dos votos, enquanto Lula tem 44,9%. Os indecisos somam 6,5% dos entrevistados e 1,4% do eleitorado diz que votará em branco ou nulo.

Já no cenário em que excluem os votos brancos e nulos, o presidente aparece com 51,2% dos votos válidos e Lula com 48,8%.

A pesquisa do Instituto Veritá ouviu 5.528 eleitores em 219 municípios brasileiros das 27 unidades da federação, entre 11 e 15 de outubro. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Com base na margem de erro, os candidatos estão em empate técnico. Cenário semelhante ao da pesquisa Poderdata, liberada no dia 06/10. Esta pesquisa apontou Lula na frente com 52% contra 48% de Bolsonaro.

O levantamento do Instituto Veritá está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n.º BR-04850/2022.

Nesta segunda-feira (17/10) o Ipec soltou sua terceira pesquisa do segundo turno. Lula aparece com 50% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 43%. Lula caiu um ponto percentual enquanto Bolsonaro subiu um.

A diferença de intenção de voto entre os dois candidatos caiu de 9 para 7 pontos, dentro da margem de erro. Outros 5% responderam que pretendem votar em branco ou nulo, e 2% estão indecisos.

A pesquisa foi realizada de 15 a 17 de outubro com 3.008 brasileiros em 184 municípios, e tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Nas intenções de votos válidos, que desconsidera brancos e nulos e os indecisos, Lula tem 54% e Bolsonaro, 46%. Na pesquisa passada, eles tinham 55% e 45%, respectivamente.

Na sondagem espontânea da pesquisa do Ipec, Lula aparece com 48%, e Bolsonaro, com 42%. Brancos e nulos somaram 6%. Os entrevistados que disseram que não sabem ou preferem não opinar representam 4%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02707/2022.

Fonte: Brasil Paralelo

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui