O governador Wellington Dias (PT) anunciou nesta quinta-feira (25) que não irá adotar o bloqueio total (lockdown), como pediu o prefeito Firmino Filho, mas anunciou medidas mais duras para conter a transmissão da covid-19. Wellington Dias anunciou medidas restritivas que entrarão em vigor na sexta, sábado e domingo.

As medidas visam reduzir a transmissão do coronavírus,  o número de ocupação de leitos e de óbitos.

Além de restrição de atividades neste final de semana, o decreto prevê ponto facultativo em serviços estaduais e municipais.

“Estamos determinando nesta sexta, sábado e domingo, nós teremos, da parte do poder público do Estado, e a recomendação também é para os municípios, de ponto facultativo na segunda-feira para que a gente tenha uma colaboração, do próprio poder público”, disse Wellington Dias.

O governador anunciou que o Estado publicará novo decreto ainda nesta quinta-feira (25) informando quais serviços estarão autorizados a funcionar nos próximos três dias. Apenas serviços essenciais, como farmácias, estarão autorizados a funcionar.

Estarão envolvidos no processo de restrição de atividades e circulação de pessoas cerca de 3.200 profissionais entre as áreas de segurança, bombeiros, vigilância sanitária e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

As restrições de funcionamento também irão valer na próxima quinta-feira (2), sexta-feira (3), sábado (4) e domingo (5)

Ponto facultativo

Nesta sexta-feira (26) e nas próximas quinta-feira e sexta-feira, 2 e 3 de julho, será decretado ponto facultativo nos órgãos públicos estaduais e a mesma recomendação para os municípios. Além de maior restrição às atividades essenciais no final de semana.

Volta de setores a partir do dia 6 de julho

O governador confirmou nesta quinta-feira (25) quais setores deverão retomar as atividades na primeira fase do Pacto de Retomada Organizada das Atividades Econômicas (Pro Piauí). Alcançando a redução, no dia 6 de julho fica autorizada a primeira etapa de retomada de atividades.

“Já ficaram prontos os protocolos para a construção civil, para clínicas na área da saúde, que se somam a aqueles que já foram liberados, e o comércio automotivo”, afirmou.

A previsão do pacto de retomada é que novas fases de flexibilização sejam anunciadas a cada 15 dias.

“Ao mesmo tempo, a gente ter as condições de anunciar que cada 15 dias, ou seja, 15 depois do dia 6, dia 20 de julho, a gente ter as outras etapas, permitindo que possamos chegar, no mês de agosto, provavelmente à área da educação, a última etapa, mas isso com muita responsabilidade, seguindo os efeitos, como acontece em outros estados”.

Em entrevista ao Jornal do Piauí nessa quarta-feira (24), Wellington Dias chegou a apontar para julho a reabertura do comércio varejista, indústrias e de igrejas.

Multa para quem não usar máscara

Para coibir a circulação de pessoas sem máscaras, o novo decreto deverá determinar sanções mais rígidas para quem não usar o equipamento de proteção, podendo haver a aplicação de multa.

O governador ainda pretende adotar a política de aplicação de multa para quem não utiliza máscaras em espaços públicos. “As equipes que vão a campo verificaram que muitas pessoas não estão usando máscara, mas esse equipamento de proteção individual protege quem usa e protege o outro também, ou seja, você tem direito à escolha sobre a sua vida, mas não sobre a vida do outro. Portanto, teremos que chegar a esse ponto de aplicar advertência seguido de multa para aqueles que desobedecerem ao decreto”, pontuou Dias.

Foto: reprodução vídeo

Por: Lídia Brito e Valmir Macêdo
Fonte: Cidadeverde.com

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui