Nesta quarta-feira 06 de agosto a Prefeitura de Valença do Piauí, por meio do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais(STR), a 12ª Conferência Municipal de Saúde. O evento reuniu profissionais da área, conselheiros e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em um momento de escuta ativa.
Com o tema “Fortalecimento da Atenção Primária para Garantir Atenção Integral Frente aos Desafios e Avanços do SUS”, a conferência teve como principal objetivo a elaboração do novo Plano Municipal de Saúde, que norteará as políticas públicas de saúde no município pelos próximos quatro anos.
De acordo com as informações obtidas no Portalv1, a presidenta do Conselho Municipal de Saúde enfermeira Suzy Arianne, explicou que os trabalhos da conferência começaram antes da plenária desta quarta-feira.
“Iniciamos a etapa da Conferência Municipal com as pré-conferências municipais que foram realizadas em algumas comunidades onde sabemos que a população ela tem mais dificuldades ao acesso à saúde. Tivemos um diálogo aberto onde várias temáticas e várias problemáticas foram levantadas e hoje estão sendo trazidas aqui para a 12ª Conferência. Juntos nós iremos traçar metas e objetivos a serem implementados durante os próximos quatro anos é o que chamamos de ação que vai ser adicionada ao plano plurianual, também vai entrar na Lei Orçamentária Anual. Então, nós vamos traçar metas pra que o gestor possa cumprir e, juntos, melhorar a saúde do nosso município”, afirmou.
O fortalecimento da rede de saúde foi um dos pontos destacados pela palestrante Maria de Conceição Portela Leal, que falou sobre a importância do alinhamento da atenção primária. “O Ministério da Saúde diz que 80% dos problemas da população são resolvidos na atenção primária e, pra gente ter uma atenção primária resolutiva, a gente precisa de profissionais competentes, precisa de muita capacitação, a gente precisa de organização da rede, a gente precisa de implantação das ações e vontade política pra fazer as coisas acontecerem. Então, Valença foi feliz com a temática e hoje eles vão apresentar propostas para fortalecer mais ainda essa atenção primária”, apontou a enfermeira.
A secretária municipal de Saúde, Rafaella Sampaio, destacou a importância da participação popular na construção das metas do plano de saúde para os próximos quatro anos.
“É daqui que saem todos os projetos, todas as idealizações, todas as possibilidades de ações para os próximos quatro anos da saúde do nosso município. É aqui que a gente escuta toda a população, gestores, lideranças, toda e qualquer pessoa que chegue pra somar, que tragam ideias ousadas, porque a gente precisa de mudanças, de transformação, mas principalmente ideias reais, ideias que nós possamos desenvolver frente a todos os desafios que nós enfrentamos no SUS”, disse a secretária.
Rafaella também ressaltou o apoio da gestão municipal nas ações da pasta: “A gente vê um prefeito que é o Marcelo Costa, que tem todo o compromisso com a cidade. Toda ação que a gente leva ‘prefeito, precisamos desenvolver isso, precisamos reformar um posto, precisamos colocar insumos, precisamos trazer medicação que não tinha antes’ e ele está a postos. Então, isso é o que me impulsiona diariamente é ver as reais necessidades da população e poder ajudar, transformar e resolver”, enfatizou a secretária Rafaella.
Fotos: Erismar Leite


















Colaboração/texto Portalv1














