A Escola Ceti Maria Antonieta Torres dos Reis Veloso foi o palco perfeito para a celebração da cultura afro-brasileira, reunindo pessoas de todas as idades para discutir e celebrar a rica herança africana, que compõe a nossa identidade cultural, exposta na Feira da Cultura Afro, AFROCETIMA em Valença do Piauí.
A Feira da Cultura Afro, AFROCETIMA, aconteceu neste quarta-feira (19) com palestras temáticas que foram o destaque do evento, abordando temas importantes e atuais, como:
– “Vozes de Resistências” com a Vereadora de Valença do Piauí Edilsa do Vale, que trouxe uma visão inspiradora sobre a luta e a resistência dos povos africanos;
– “Cultura Afro Valenciana, uma História em Construção” com o Prof. Historiador e Patrimônio Vivo da Cultura do Piauí, Antônio José Mambenga, que compartilhou sua sabedoria e conhecimento sobre a história e a cultura afro-valenciana;
– “Nossa identidade é nosso Poder” com a Profa e Pesquisadora, Laura Soares, da cidade de Barra da Alcântara-PI, que trouxe uma reflexão profunda sobre a importância de conhecer e valorizar nossas raízes africanas.
A frase “saber para entender o que existe de africanidade em cada um de nós” é especialmente relevante, pois nos lembra da importância de conhecer e valorizar nossas raízes. É fundamental trabalhar o tema da Consciência Negra e mergulhar na História do Brasil, reconhecendo a importância dos povos africanos na formação da nossa identidade cultural.
“Parabéns à Coordenação do Projeto, Prof. Historiador e Especialista, Leonardo Paulo, à Gestora da Escola, Profa Elisangela Melo, e a todo corpo docente e discente da escola pelo sucesso do evento! É eventos como esse que engrandecem nossa identidade cultural e promovem a conscientização sobre a importância da diversidade e da inclusão“, parabenizou o Historiador Prof. Antônio José mambenga.
















