A Secretaria da Fazenda encerrou, nesta terça-feira (29), o curso de Estatística e Econometria ofertado a servidores fazendários, com o objetivo de desenvolver as competências para tornar os processos decisórios mais eficazes, rigorosos e isentos de riscos, assim como também para transmitir boas instruções de ferramentas não apenas para tratamento e análise de dados estatísticos, mas também para realizarem previsões do potencial da arrecadação fiscal do Estado.

Ao fim da capacitação, os participantes apresentarão como resultado uma baseline que disporá acerca do potencial e a previsão de arrecadação do Piauí, com previsão de divulgação ao fim deste ano, para 2015.

O curso, ministrado pela Labore Consultoria e Treinamento, propiciou 160 horas de estudo de ferramentas estatísticas e econométricas as quais possibilitam da previsão de arrecadação, estimativas importantes para o planejamento da fiscalização de empresas, e, ainda, melhor instrumentalização do cálculo do GAP tributário. Deste modo, a qualificação oferecida pela Sefaz repercute numa fiscalização mais rigorosa e mais justa em relação às decisões que envolvem auditorias, uma vez estas serão tomadas com mais rigor técnico.

O grupo de servidores fazendários que participaram da capacitação Estatística e Econometria estudaram ferramentas utilizando dois softwares, Excel e Stata (este, completamente estatístico e econométrico). Segundo o auditor Emílio Joaquim de Oliveira Júnior, que participou do curso e do processo de contratação da empresa Labore, foram apresentadas novidades em relação ao que era implementado anteriormente neste tipo de trabalho realizado pela Secretaria.

“Agora me sinto muito mais preparado para fazer aquilo que é a missão da Sefaz-PI. Nós, agora, temos uma previsão muito mais precisa, utilizando regressão linear, análise multivariável. Quero parabenizar a Escola Fazendária pela realização do curso, que foi ideal para o desenvolvimento de um trabalho cada vez melhor desta Secretaria”, disse o auditor Emílio Júnior, que também é um dos membros do Grupo de Estudos Econômico Fiscais da Sefaz-PI, o qual requisitou este treinamento. Este curso faz parte também do projeto de modernização da Secretaria de Fazenda, Prodaf (linha Profisco, do BID), e é uma das metas do Planejamento Estratégico do órgão público.

A realização de cursos como estes é um reflexo de uma matriz de capacitação idealizada com fim de desenvolvimento da Sefaz e modernização da Secretaria, como explica o coordenador de Desenvolvimento de Pessoas, Daniel Ferreira: “a Fazenda vem investindo maciçamente em educação continuada, em todos os níveis. Investir em máquinas não é tudo, pois vivemos a era do capital intelectual: é preciso investir em pessoas”, destaca.

IMG_7795-400x267

Julianny Nunes – CCOM

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui