A cidade de Valença do Piauí está incluída na lista do Governo do Estado para receber uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O anúncio foi feito pelo governador Rafael Fonteles e pelos secretário de saúde Antônio Luiz na última sexta-feira (26), durante o lançamento do Plano de Expansão da Rede de Média e Alta Complexidade do Estado, que visa promover a regionalização da saúde no Piauí com investimentos de R$ 602,5 milhões, abrangendo todo o estado como informou o secretário de saúde Antônio Luiz.

“Já temos a determinação do governador de fazer três polos com a mesma estrutura de serviço que Teresina oferece para a população. São os polos de Parnaíba, Picos e Floriano, mas vamos ter que botar UTI em Valença, vamos colocar UTI também em Bom Jesus que vai trocar hoje, que a UTI está em local inadequado, para o Hospital Geral de Bom Jesus, vamos inaugurar agora em agosto a UTI de Bom Jesus nova, vamos colocar UTI também em Corrente, então três UTIs novas, fora a de Campo Maior, que inauguramos agora em maio”, disse o secretário.

Ele, no entanto, afirmou que o projeto é para ser desenvolvido nos próximos três anos e a fonte dos recursos serão divididos assim: 2/3 oriundos de recursos estaduais, cerca 20% a 25% vêm de recursos federais, por meio de emendas parlamentares, além de recursos do Ministério da Saúde.

A cerca de 20 anos o Hospital Regional Eustáquio Portela, em Valença, recebeu equipamentos para montar uma UTI, no entanto em 2003 sob a alegação do alto custo e da falta de profissionais, os equipamentos foram levados e a região valenciana ficou desde então sem essa importante ação de saúde.


Hospital Regional Eustáquio Portela

Fonte: V1

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui