Como forma de mostrar transparência e credibilidade no processo eleitoral, o TRE-PI (Tribunal Regional Eleitoral do Piauí) realiza neste sábado (1º), o sorteio das urnas eletrônicas que vão passar por processo de auditoria neste domingo.

O sorteio está acontecendo no novo prédio do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), localizado na avenida Padre Humberto Pietrogrande, com a presença de representantes do Ministério Público, Polícia Federal, Exército, representantes de partidos políticos e também da empresa da auditoria externa.

A presidente da Comissão de Auditoria de Votação Eletrônica, a juíza Lucicleide Pereira Belo, informou que este ano serão 23 seções que vão passar por auditoria em todo o estado. Três urnas serão para teste de autenticidade do sistema e 20 urnas passarão por auditoria de integridade da zona eleitoral.

“As 20 urnas vêm para Teresina para fazer auditoria e três urnas vão ficar nas suas respectivas zonas eleitorais para ser feita no local de votação”, explica a juíza.

As urnas mais distantes serão trazidas para Teresina de avião. A juíza Lucicleide Pereira Belo reforça a segurança das urnas eletrônicas na votação desse domingo.

“A finalidade maior é mostrar que a urna é um equipamento seguro, confiável e isso vem pelo princípio da transparência. Todos os trabalhos feitos no âmbito dos Tribunais Regionais Eleitorais caracterizam por ser transparente mostrando que a urna é segura e confiável”, ressalta.

A juíza ressaltou a importância do eleitor, partidos políticos, dos movimentos sociais e da imprensa de acompanhar a auditoria das urnas.

“Os olhos veem é o que a gente sabe. Eu acredito e toda a Justiça Eleitoral acredita na eficiência dos equipamentos que são altamente seguros. A urna não é ligada a nenhuma rede de computadores para ser hackeada ou para ser colocada informação que não seja a intenção de voto dos eleitores”, destaca.

Durante a eleição desse domingo, são 10 mil urnas eletrônicas em todo o estado nas seções eleitorais, sendo que 4.200 urnas são do modelo de 2020, o mais recente.

O promotor de justiça, José Eduardo Carvalho Araújo, reforçou que a auditoria é uma forma de mostrar da impossibilidade de fraude.

“As urnas sorteadas vão chegar hoje ainda em Teresina e amanhã ficarão o dia todo em votação paralela para mostrar lisura do processo e isso acontece no Brasil todo”, diz o promotor.

Nas eleições passadas foram auditadas três urnas, esse ano, aumentou para 23 urnas.

O analista judiciário que participa da auditoria, Gilberto Guedes, disse que as urnas das seções mais distantes como Corrente, Bom Jesus, Gilbués, Cristino Castro virão de avião. Ele que acompanha a várias eleições a auditoria diz que o sistema é seguro e confiável.

Veja a lista das seções que vão passar por auditoria:

Fonte: Cidadeverde.com 

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui