Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (19), a criação do Dia Nacional da Luta contra a Endometriose, a ser comemorado no dia 13 de março, e a Semana Nacional de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose. O texto segue para o Senado Federal.

A relatora, deputada federal Dra. Marina Santos (SOLIDARIEDADE/PI), uniu em seu parecer os Projetos de Lei PL 6215/13, do deputado Roberto de Lucena (Pode/SP); e PL 3047/19, da deputada Daniela do Waguinho (MDB/RJ). O objetivo é incentivar ações de prevenção, educação e orientação de mulheres.

A Deputada Marina Santos destacou que a proposta pode contribuir para um diagnóstico precoce da doença, que atinge principalmente mulheres em idade fértil. “No Brasil, mais de 6 milhões de mulheres tem esta doença, cujo diagnóstico pode demorar muitos anos para acontecer”, afirmou.

A deputada Daniela do Waguinho destacou que a data não é meramente simbólica, mas tem o objetivo de incluir a sociedade no esforço de conscientização sobre a doença e garantir o diagnóstico precoce. “Com o reconhecimento da doença, a partir da aprovação desse projeto de lei, poderemos apresentar os caminhos para um tratamento efetivo e oferecer um atendimento digno e de qualidade para essas mulheres, principalmente no Sistema Único de Saúde”, disse.

Fotos e reportagem – Carol Siqueira / Edição – Geórgia Moraes

Fonte: Assessoria/Deputada Marina Santos

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui