Ademar Aluísio de Carvalho (MDB), inicia no dia 1º de janeiro de 2021 o seu quarto mandato como prefeito de Belém do Piauí, após ter sido reeleito, no último dia 15 de novembro, com 73,69% dos votos válidos. Nas eleições deste ano, ele, que já foi também vereador e vice-prefeito, foi o 13º mais bem votado do Estado, proporcionalmente.

Mas a vitória não ficou apenas na chapa majoritária. Em mais uma eleição, o grupo político liderado por Ademar repetiu a façanha e elegeu os nove vereadores, e desta vez, todos pelo mesmo partido, o MDB. Os eleitos foram Elieudo Júnior, Burenga, Cristiana, Bernardino, Mércia de Jurdan, Cicisso, Kalebe, Ildmar e Epifânio.

O prefeito reeleito, Ademar Carvalho, falou que o fato é um reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado. “Quando começamos a eleição, até pensei que a oposição faria um vereador ou dois, mas já vem acontecendo a quarta eleição, que a oposição não elege um vereador. Isso é um reconhecimento do povo do trabalho nosso, que fazemos juntamente com os vereadores, e traz esse resultado” disse Ademar.

O atual presidente da Câmara, Bernardino Carvalho, e vereador reeleito para o 6º mandato consecutivo, disse que acredita que o resultado é fruto de um bom serviço prestado no município. “Fizemos nove vereadores do MDB, sendo duas mulheres e sete homens. Acredito que é devido o serviço prestado que a população de Belém tem, tanto na educação, saúde, assistência social, que é um serviço aprovado” disse.

Para o jovem Eliudo Junior, que foi eleito como vereador mais votado no município, seja da oposição ou situação, o papel do vereador é fiscalizar e trabalhar com imparcialidade. “Primeiramente, um vereador precisa fiscalizar de forma imparcial, independentemente da sua posição. Seja oposição ou situação, ele tem que legislar de acordo com as necessidades e o bem para a população, e com isso buscar cada vez mais melhorias para o desempenho da sociedade”.

Mércia Gomes, que disputou pela primeira vez uma vaga no Legislativo de Belém do Piauí, sendo eleita, disse que o fato de os vereadores serem todos da situação, contribui para que seja feito um trabalho com união. “É até melhor, porque o trabalho é feito em conjunto, com união. É tanto que já vem há bastante o mesmo grupo. Acho que é até uma forma melhor de se trabalhar. Se vier algum problema, a gente senta, conversa e tenta resolver da melhor maneira possível, assim como vem sendo feito”.

Em todo o Brasil, 14 municípios elegeram vereadores do mesmo partido. No Piauí, além de Belém, está na lista a cidade de Curral Novo do Piauí, onde foi reeleito para o cargo de prefeito, Junior de Abel (MDB), que também terá uma bancada com nove vereadores na câmara.

Na cidade, apenas dez candidatos disputaram as nove vagas, e destes, apenas um era da oposição, e os demais do grupo da situação, que foram todos eleitos. Os eleitos foram Marsuel Feitosa Macedo (Suel de Bado) com 631 votos, Marinaldo de Lima Nascimento (Naldo) com 420 votos, Gleisiane de Araújo Feitosa (Gleicinha) com 394, Lindomar Cosmo Pereira com 388, Genival Silva Melo (Val de Geraldinho) com 336, Augusto Ângelo de Morais Reis (Augustinho) com 322, João Mamédio Oliveira Bonfim (Joãozinho) com 312, Zenaide Moraes dos Reis Macedo com 203, e Josefa do Nascimento (Zefa de Cinobe) com 107 votos. Todos do MDB.

Fonte: Cidadesnanet / Josely Carvalho

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui