A situação da Universidade Estadual do Piauí foi discutida durante audiência pública realizada nesta quarta-feira (9), na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). A instituição mantém 105 cursos regulares em 12 campi, sendo 10 no interior do estado.

A instituição conta com 13 mil alunos e tem um déficit de 600 professores, segundo a Associação de Docentes. A falta de professores pode reduzir o número de vagas ofertadas no próximo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Atualmente, a Uespi conta 1.290 professores, destes mais de 300 são substitutos.

Para a Associação de Docentes da instituição, o principal problema da instituição é a falta de professores. Segundo a entidade, 600 disciplinas estão correndo risco de ser extintas por falta de docentes. A reitoria reconhecer a falha e reduziu o número de disciplinas de 600 para 400.

“A instituição de ensino está reduzindo o quantitativo de vagas para o próximo ano. A ideia é que seja 900 vagas a menos no Sisu, porque não há professores suficientes, nem para ministrar aulas para os que estão, imagina para quem vai entra. Então, a instituição fica comprometida”, declarou o coordenador de comunicação da Uespi, Antônio Lopes.

Campus Clóvis Moura, da Uespi.  — Foto: Lucas Pessoa/G1

Campus Clóvis Moura, da Uespi. — Foto: Lucas Pessoa/G1

O reitor em exercício da Uespi, Evandro Sousa, afirmou que a situação está sendo debatida. “Isso está sendo discutido, mas ainda não tem decisão tomada a respeito. Estamos vendo o nível da discussão, cada caso e a situação dos campi”.

O encontro foi proposto pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Piauí. Na oportunidade, a estudante de geografia Talita Correa reclamou da falta de estrutura. “A gente não tem uma biblioteca com estrutura ampla, o acervo é pequeno. Outro problema é a falta de laboratório, alguns cursos como é o caso de geografia exige que tenha algum laboratório de cartografia e nós não temos”, disse.

Fonte: G1 PI / Por PITV 1

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui