O Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizou entre os dias 15 e 26 de setembro a Operação Mata Viva e Espera, nas cidades de Alvorada do Gurguéia, Curimatá, Regeneração, Jardim do Mulato e no povoado Santa Cruz dos Milagres. As ações tinham como objetivo a fiscalização e combate a crimes contra a fauna e a flora.
Durante a ação, foram apreendidas 10 armas de fogo artesanais, incluindo espingardas de diversos calibres. Também foram confiscados 17 materiais de caça, como armadilhas, apitos e facões, além de 42 cartuchos intactos, 71 deflagrados e frascos com pólvora, chumbo e espoletas.
Ao todo, 25 animais silvestres foram resgatados ou apreendidos, sendo sete vivos, entre eles papagaios, papa-capins, xexéu e um quati, e 18 abatidos, incluindo veados, jacus e outras aves.
Ao longo da ação, os agentes realizaram 75 abordagens a pessoas, fiscalizaram 55 motocicletas e cinco veículos. O Ibama aplicou sanções administrativas por meio de autos de infração e termos de apreensão.
Fotos: Reproduzidas da matéria/Crédito do ator