Nesta terça-feira 17 de janeiro, a Diretoria da OAB, Subseção de Valença do Piauí juntamente com a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizaram uma solenidade de homenagem a Aracy Martins Neiva Lopes (in memória), fundadora da APAE no município de Valença do Piauí.

A cerimônia aconteceu no auditório da APAE, com a presença de familiares da homenageada, membros da diretoria e da comissão da OAB, alunos da instituição, colaboradores, autoridades e amigos.

Após o pronunciamento das autoridades e do filho da Aracy, foi realizado na sala da direção o descerramento de uma placa com a imagem da fundadora e uma mensagem pelos préstimos da mesma a sociedade valenciana.

No ano em que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Valença completa 40 anos, a advogada Dra. Martalene dos Anjos, presidente da subseção da OAB, lembra a necessidade de reconhecer o importante trabalho social realizado pela fundadora da instituição.

Uma homenagem justa porque a dona Aracy foi uma grande mulher para sociedade valenciana, para sociedade piauienses e brasileira, quando ela em 1983 desbravou essa luta para fundação da APAE. Ela que tinha uma filha portadora de necessidades especiais, Natânia Lopes, desmistificou a questão que existia aqui em relação a pessoa deficiência porque ainda era muito discriminado na época e ela fundou essa escola com recursos próprios praticamente, uma luta imensurável”, enfatiza Dra. Martalene.

Com a homenagem, a Ordem dos Advogados de Valença dá notoriedade ao serviço pioneiro que Aracy Lopes desenvolveu em prol da pessoa portadora de deficiência, diz a presidente.

A OAB reconhecendo o trabalho dessa grande mulher que era além do tempo dela, a gente imagina a grandiosidade da APAE no ano de 1983 para a pacata cidade de Valença […]. Então a gente não pode esquecer esse relevante trabalho social que ela travou aqui em Valença, que ela desbravou, ela trouxe e enfrentou com unhas e dentes, e conseguiu até hoje a escola de Educação Especial Natânia Lopes, que leva o nome da filha dela, está na cidade, cresceu e a OAB não poderia deixar passar em branco esse momento”, pontua a Dra. Martalene.

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Kássia Fernanda, falou da coragem de Aracy que lutou incansavelmente para trazer assistência para filha e demais pessoas com necessidades especiais. “Hoje nós temos que reconhecer o trabalho da dona Aracy, uma mulher pioneira, muito corajosa, ela levou a luta dela pessoal por ter uma filha portadora de deficiência e ela trouxe benefícios para a filha dela e para outras pessoas”, ressalta a advogada.

Dra. Kássia lembra que dona Aracy conseguiu trazer profissionais como fisioterapeuta, psicólogo, psiquiatra e outras especialidades, muitas vezes com recursos próprios para atender esse público tão carente de Assistência. Para a advogada, dona Aracy foi uma mulher que enfrentou muitas adversidades para fundar a APAE de Valença.

Marcos Vinícius, filho da Sra. Aracy Lopes, diz que a família se sente honrada com a homenagem a sua mãe. “É muita honra pra gente como família, pra mim como filho, ter o trabalho que minha mãe desenvolveu nesses anos ao longo desse tempo, nessa luta que ela travou pelos direitos e por trazer suporte para pessoa portadora de necessidades especiais, isso é muito importante para gente. É gratificante ver que teve esse reconhecimento e ao mesmo tempo é um momento carregado de emoções pra gente reviver tudo isso e relembrar”, disse.

Marcos Vinícius falou ainda da luta da mãe e dos desafios enfrentados para realizar todo esse trabalho que a APAE faz hoje. “Sem sombra de dúvidas foi um dos maiores desafios, que era trazer a informação, trazer esse ponto que por muito tempo era tido como tabu, pouco se discutia, pouco se sabia e ela trouxe essa dificuldade social para os olhos da população, da comunidade e buscou ajuda, e teve ajuda de toda da sociedade nesses projetos sociais, nesse projeto de vida que foi pra ela”, destacou o filho da Aracy.

A APAE de Valença foi fundada em 1983 e atualmente fica localizada na rua Ozires Martins, bairro Novo Horizonte.

Fonte e Fotos: PortalV1

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui