Lançado no Dia da Mulher, o novo aplicativo desenvolvido pelo Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, teve mais de mil downloads em um dia. O “Vazow” possui uma coleção detalhada de procedimentos e outras orientações, com foco especial na exclusão de conteúdo íntimo divulgado em redes sociais e sites diversos. Nele o usuário encontra também dicas de como evitar ser vítima, legislação relacionada ao assunto e outros conteúdos jurídicos, além de suporte para contato.

delegada

Em Teresina são mais de 1.800 denúncias relacionadas a injúria e difamação registradas nas delegacias especializadas da mulher .

“Esse aplicativo foi desenvolvido no Piauí, mas serve de modelo para todo o país. O Núcleo de Inteligência vinha sendo procurado para resolver muitos casos de injúria e difamação feitos pela internet. Então, desenvolvemos esse aplicativo para facilitar a investigação e coibir esses crimes que expõem, sobretudo, as mulheres”, disse a delegada Eugênia Villa, diretora de gestão interna da Secretaria de Segurança.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, ela explicou ainda que o App está disponível apenas para o sistema Android, mas também será expandido para o sistema IOS. A ferramenta estará disponível a partir no mês de abril.

“O Vazow é baseado em uma logística autoexplicativa. Nele, as mulheres ou quaisquer outras vítimas poderão acessar o App e ter noções de jurisprudência, da legislação aplicada não apenas penal, mas também cível, como fazer a reparação por danos morais…Enfim, todos os caminhos a serem percorridos para retirar as imagens que afetam a honra e dignidade das vítimas. Isso é um avanço muito grande posi estamos falando a linguagem do criminoso que pensa que vai ficar impune porque não está sendo visto”, disse a delegada.

Eugênia Villa ressalta ainda que as mulheres são as maiores vítimas por questões culturais, uma vez que a exposição do corpo da mulher é mais veemente que a do homem. “Esse aplicativo foi criado para coibir a pornografia sem consentimento. Hoje é comum as mulheres- em um relacionamento de confiança- filmarem e fotografarem cenas de nudez. Porém, quando a relação acaba, ele expõe a mulher como forma de vingar-se do término da relação”,

A delegada ressalta ainda que, em casos como estes, serão responsabilizados o responsável pelo vazamento das imagens, bem como as pessoas que não têm relação com a vítima, mas propagaram o conteúdo.

Como baixar

O “Vazow” está disponível para sistema Android. Para baixar acesse Play Store; no campo busca, digite “Vazow”; localize e selecione a imagem do app e clique em instalar.

 “Por enquanto, apenas aparelhos com sistema Android poderão baixar o “Vazow”, mas nossa equipe está trabalhando e em breve aparelhos com sistema IOS também poderão usar o aplicativo”, esclarece a delegada Eugênia Villa.

Para o secretário Estadual da Segurança, Fábio Abreu, o “Vazow” é mais uma ferramenta na batalha encabeçada pelo Governo do Estado para garantir igualdade de gênero. “Com o aplicativo, vamos garantir às mulheres o direito de excluir fotos íntimas publicadas indevidamente na internet. Mas além disso, temos outras ações voltadas para a mulher como, por exemplo, a criação do primeiro Núcleo de Feminicídio do Brasil. Nossa ideia, agora, é transformar esse núcleo em Delegacia do Feminicídio, que vai integrar todas as delegacias que já realizam trabalho de combate a crime contra mulheres”, disse Abreu.

 

(Fonte Portal do Governo do Estado do Piauí)

 

 

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui